A esperança e a força diante das adversidades!

Tertolino José Ribeiro Junior (foto) tem 25 anos. Nascido e criado na Baixada Santista, morou em Bertioga (SP). Desde pequeno muito curioso, sempre em busca de novidades, projetos, vivia entre jogar games e brincar na rua com os amigos.

Começou sua primeira empreitada aos 13 anos numa produtora de TV, oportunidade dada por seu irmão, Marcos Ribeiro, dono de uma administradora de condomínios, que atendeu ao pedido de seu padrasto, ou como ele gosta de chamar “Pai 2”, Adriano Siqueira, homem sortudo que se juntou a Elilene Souza Santos, mãe e guerreira, que criaram este jovem após o falecimento de seu pai, outro herói que conseguiu até os 11 anos de idade passar ensinamentos valiosos para construção de um garoto com ética e responsabilidade.

 

Com o tempo, ele foi percebendo as oportunidades e projetos que poderia fazer nessa área, o potencial e variedade de soluções que poderiam ser criadas para solucionar os problemas que ouvia de todos envolvidos (síndicos, funcionários da administradora e condôminos).

Foi se apaixonando e depois não parou mais. Após sair da produtora aos 18, começou a trabalhar no setor financeiro de uma administradora de condomínios. Fazia seu serviço e ajudava nos outros setores para entender como funcionava cada processo. Ávido por criar soluções para tudo, ficava pensando em formas de melhorar cada processo, mas não conseguia e nem sabia como colocar em prática.

Com 21 anos ele recebeu uma oportunidade numa startup que tinha proposta de automatizar todo backoffice de uma administradora de condomínios e “desrobotizar” as pessoas, dando a oportunidade de elas se desenvolverem. Ele reconhece que foi ali que aprendeu muito com seus mentores.

Com 24 anos conheceu a “Sindiflix”. Ele acredita que os “condomínios têm poder de transformar o país para melhor em vários sentidos. Os gestores precisam estar capacitados para gerirem os condomínios com as regras jurídicas, tendo responsabilidade social, para mudar seus vizinhos, ruas, bairros, cidades e o país com mais empregos, ruas mais limpas, pessoas mais responsáveis…”.

Hoje, com 25 anos, descobriu um câncer, e relata que essa experiência não só tem lhe ensinado muito, mas o tem feito amadurecer a cada dia, então faz questão de eternizar esse momento em seu Instagram (@tertolino.rib), não só para guardar, mas para de alguma forma poder dar força para as pessoas que lhe acompanham, mostrando que é possível passar por momentos difíceis e que é importante dar atenção ao trabalho, família, saúde e à vida!

Assim “Tertô” ou “Tertola”, como gosta de ser chamado, deu seu primeiro passo no mundo condominial, na produtora de TV que ficava nos fundos da administradora. Então, diariamente, além dos trabalhos de rotina, ele convivia com os funcionários da administradora e ficava ouvindo sobre condomínio o dia inteiro.

Ajudou a gravar e produzir cursos, treinamentos, talk shows, montava multimídia em assembleias e já via como funcionava não só os processos administrativos e operacionais que eram feitos para cuidar de todos aqueles prédios, mas as loucuras de certas assembleias.

Christiane Romão é psicóloga, síndica profissional, gerente condominial, MBA em gestão de pessoas, CEO do Meu síndico.vc

Link