Contabilidade consultiva feita para moradores
O que é a Contabilidade consultiva? É a área da contabilidade em que o contador fica muito mais próximo dos clientes e atua de maneira estratégica, auxiliando na tomada de decisão de forma racional e planejada.
É inegável a importância da contabilidade para o condomínio. Isso já é notório, não estou aqui para “chover no molhado”. A grande questão é como aplicar a técnica contábil para encantar os moradores do condomínio utilizando os princípios da profissão.
Sem sombras de dúvida, o respeito com o outro é lembrar da responsabilidade que temos ao servi- -lo. Então, vamos fazer os relatórios contábeis para que o morador entenda e não para uma apresentação acadêmica. Claro, isso, sempre, sem sair dos pilares da contabilidade.
Vou exemplificar para as palavras não serem jogadas ao vento:
Fazendo o lançamento contábil da emissão dos boletos condominiais para os pagamentos dos moradores pelo REGIME DE COMPETÊNCIA, vamos lançar 100% dessa entrada na Demonstração do Resultado. Entretanto, o arrecadado, de fato, foi de 80% dos boletos emitidos, considerando a inadimplência ocorrida de 20%.
Devemos lançar 100% da emissão ou 80% da arrecadação?
Lembrando que o comparativo orçamentário entre o Previsto x Realizado já traz a informação detalhada da inadimplência do período.
Devemos registrar os 80% arrecadados sem sombras de dúvidas. O REGIME DE CAIXA para condomínio é o mais adequado.
Antes que eu seja mal interpretado, isso não significa que vamos abandonar REGIME DE COMPETÊNCIA para registrar as compras/serviços parcelados e levantamento de débitos existentes encontrados quando assumimos um condomínio. Defendo o REGIME DE COMPETÊNCIA tão somente para elaboração do BALANÇO PATRIMONIAL sem afetar a Demonstração de Resultado que deve ter seus registros pelo REGIME DE CAIXA.
Afinal, na gestão condominial, o olhar financeiro deve ser de águia.
Richard Guedes é contador executivo, sócio-fundador da RGcont Finanças e Condomínio, coordenador adjunto da Comissão de Contabilidade Condominial do CRC-RJ e diretor nacional de auditoria da Associação Nacional da Advocacia Condominial.