O futuro da contabilidade condominial no Brasil
Vejo um futuro promissor para contabilidade de condomínios. Essa expectativa não é uma visão otimista, mas realista, pautada pela minha história profissional, que se confunde com os passos atuais da gestão condominial no Brasil.
Há mais de 20 anos atuando, observo hoje um movimento nunca visto na valorização deste segmento. Muito se deve às exigências observadas no dia a dia, mas também aos passos dados por profissionais que, juntamente com as entidades de classe, trabalham buscando melhorias para os condomínios edilícios.
A palavra profissionalização nunca foi tão divulgada, ou seja, prestar serviço para condomínios deixou de ser para amadores.
Quando iniciei em fevereiro de 2001, tive o cuidado de me inteirar sobre as particularidades do setor, porém com muita dificuldade de obter informação e formação neste assunto. Não havia conteúdo como agora. O que me ajudou muito, além de excelentes profissionais à minha volta, foi a pós-graduação em auditoria, que me fez olhar fora da caixa, tendo uma visão empreendedora do mercado, buscando inovar, mesmo com as dificuldades e barreiras encontradas.
O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás, de forma pioneira, criou a Comissão de Contabilidade Condominial, que protocolou no CFC a primeira minuta de ITG (Interpretação Técnica Geral) voltada à regulamentação da escrituração contábil para condomínio edilício no Brasil. Esse movimento gerou de forma positiva a criação de novas comissões em outros conselhos reginais, enriquecendo o debate e impulsionando o CFC a criar, neste ano, sua própria comissão.
Vejo hoje profissionais de várias áreas de atuação defendendo, por todo o país, a importância da escrituração contábil para transparência da gestão.
Reafirmo meu otimismo em um futuro esplêndido para a contabilidade condominial. Fico feliz em fazer parte desta história de evolução.
Renato de Camargo Santos é contador, auditor, professor, palestrante, conselheiro no CRC-GO, coordenador da Comissão de Contabilidade Condominial do CRC-GO, membro da Câmera de Desenvolvimento Social do CRC-GO, sócio proprietário da Airé Condomínio e Airé Cursos e Negócios, atuando há mais de 20 anos no mercado condominial.