Curso para síndicos ministrado pela Defesa Civil

Órgão também criou canais diretos para grupos de cidadãos a fim de dar respostas rápidas a situações de risco

WALACE MEDEIROS

Já parou para pensar como o síndico é atarefado? Porque não existem apenas os casos que estão previstos no calendário condominial. O gestor precisa lidar com diferentes acontecimentos que podem surgir quando ele menos espera, e não estamos falando apenas de um cano que estourou ou de uma janela quebrada. Ninguém gosta de ter que lidar com os extremos, mas, no espectro de situações possíveis dentro do meio condominial, casos mais complexos precisam ser levados em consideração, e o síndico precisa estar preparado para, pelo menos, conseguir contornar o ocorrido até que uma pessoa ou equipe mais qualificada se apresente como o controle de animais ou uma equipe da polícia.

Durante a Expo Síndico Niterói, realizada no final de abril, o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro e secretário municipal da Defesa Civil e Geotecnia, Walace Medeiros, participou do evento onde falou de um curso lançado que visa a melhorar a atuação dos síndicos na referida cidade. Durante sua apresentação, ele convidou os presentes a se candidatarem a alunos.

Mas, afinal, como que surgiu essa iniciativa? O secretário nos informou que sempre foi de interesse da Prefeitura de Niterói conseguir envolver mais o cidadão nos trâmites com situações de riscos e desastres naturais, e a ideia começou com o prefeito Rodrigo Neves. Agora, com Axel Grael no comando da cidade, o foco não apenas não se alterou, como se intensificou com o Nudec (Núcleo de Defesa Civil).

Trata-se da capacitação de grupos de voluntários formados, prioritariamente, por cidadãos que residem em áreas com risco relacionado a encostas, além de um grupo de voluntários específico voltado ao problema dos incêndios em vegetação.

“Atualmente temos mais de 2.500 voluntários já treinados, com os quais mantemos contato diariamente a partir de mais de 130 grupos de WhatsApp, prestando informações que vão desde boletins meteorológicos, alertas sobre tempestades, risco de incêndio em vegetação, ressaca no mar ou algum outro tipo de mensagem de caráter emergencial. Por meio desses grupos, a Secretaria recebe de maneira bastante rápida e qualificada mensagens dos voluntários que demandem alguma atuação emergencial tanto da Defesa Civil quanto de outros órgãos da prefeitura. A integração entre o cidadão consciente e a Defesa Civil, nesse canal de comunicação rápido e eficaz, tem resultado em ações preventivas eficazes e uma melhor resposta do poder público em casos de emergência”, esclarece.

Mas, então, onde entra o síndico nessa conversa? Uma das atividades do Nudec é promover a melhor interlocução com os moradores por meio dos líderes de comunidade que fazem parte desses núcleos. Percebeu-se, então, a possibilidade de estender o curso aos gestores condominiais. Afinal, eles também ocupam funções de destaque e representam suas comunidades (condôminos) e possuem suas equipes (subsíndico, conselhos e outros colaboradores). “Recai sobre o síndico e sua equipe de colaboradores a responsabilidade de atuar preventivamente e em situações de emergência, dando a primeira resposta, dentro de suas possibilidades de atuação, no sentido de buscar a solução mais adequada ou minimizar os possíveis danos”, pondera.

E foi em 2019 que o primeiro contato com esse grupo de profissionais foi realizado. Entre síndicos e subsíndicos, 30 pessoas receberam a proposta de formar o primeiro Nudec Condomínios. Após todas as apresentações, a adesão foi enorme, e a primeira turma, no final daquele mesmo ano, foi formada com 95 integrantes. Contudo, a iniciativa acabou sendo vítima da Covid-19, mas agora o projeto está retornando a todo vapor, e a expectativa é de que, em agosto deste ano, uma nova turma seja formada.

 

Confira os temas que serão abordados no curso

 

Curso vai fazer síndico pôr a “mão na massa”

O síndico que quiser ganhar essa certificação terá que dedicar três sábados consecutivos, na parte da manhã, das 8 horas até o meio-dia, mas não precisa se preocupar, porque o tenente Walace garantiu que há grandes instrutores, além de observar como as redes sociais e o meio digital são importantes para a divulgação e, consequentemente, captação de novos participantes.

“O curso é planejado e executado pela Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói, que conta com seu grupo de especialistas, além de profissionais de vários órgãos convidados, como Corpo de Bombeiros, empresa especializada em elevadores, Cruz Vermelha, entre outros. A Defesa Civil de Niterói tem se empenhado bastante em promover o acesso rápido à informação para todo o cidadão, principalmente de informações relacionadas a alertas que possibilitem a preparação antecipada e a consequente redução de riscos. As mídias sociais, os SMS (mensagens por celular), os grupos de WhatsApp e o aplicativo ALERTA DCNIT têm sido fundamentais para acelerar a difusão das informações numa velocidade capaz de possibilitar tomadas de atitudes de proteção por parte do cidadão, aumentando significativamente a condição de segurança e de resiliência”, acrescenta.

E o curso também vai contar novidades! Além do número de aulas, agora com uma a mais do que foi dado para a turma anterior, o módulo também contará com aulas práticas para que os profissionais tenham condições básicas de primeiros socorros e combate a incêndio, finalizando com um dinâmica em grupo em que os alunos terão que pôr a “mão na massa” e mostrar tudo o que aprenderam. A grande procura pelas vagas fará com que o limite delas seja de 120, e será destinada aos síndicos, subsíndicos, conselheiros e zeladores, pilares de todo condomínio.

As inscrições para o Nudec Condomínio estarão abertas a partir do dia 20 de maio de 2022, através de formulário disponibilizado nas mídias sociais da Defesa Civil de Niterói (Instagram e Facebook). Em caso de dúvidas sobre a inscrição, é possível entrar em contato com a Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói nos telefones (21) 2717-2631 ou 2620-0199 (Setor de Minimização de Desastres).