Informação x conhecimento x prática
Estamos vivendo uma era onde informação e conhecimento são disponibilizados com muita facilidade. Graças à tecnologia, temos contato com uma avalanche de informações facilmente. Com tantos estímulos que recebemos nas plataformas virtuais, redes sociais, grupos aos quais pertencemos, você sabe fazer um bom uso dessas ferramentas? Qual a diferença entre ter uma informação e adquirir conhecimento? É capaz de filtrar e colocar seu foco no que realmente é importante para você? E como essas informações e conhecimentos impactam na sua prática na atividade de síndico?
Ao ler um artigo, assistir a uma live, a um vídeo, você está recebendo informações, dados, uma história, a vivência e experiência do outro. Transformar essas informações em conhecimento passa pelo processo de aprendizagem. E ele depende, e muito, do aprendiz. Depende de você perceber, ter consciência, partir para a compreensão dos conceitos e para a experiência. Assim, podemos dizer que você adquiriu o conhecimento. Quando falamos em conhecimento, estamos falando em processo de aprendizagem e não simplesmente acesso às informações. O mesmo ocorre com o conhecimento adquirido. Você faz um curso, tem consciência, compreendeu os conceitos, mas não colocou em prática o que aprendeu. E continua fazendo do mesmo jeito que sempre fez. Será que transformou em conhecimento mesmo? Ou acumulou mais informação? Ficou no potencial de ser e escolher não ser.
O inverso também tem impacto na nossa prática diária. Pense em tudo que você faz, do seu jeito, de acordo com a sua experiência, errando e acertando e que se transformou no seu conhecimento empírico. Às vezes sofrido, trabalhoso e com resultados nem tão satisfatórios, erros e retrabalhos que poderiam ter sido evitados. Sendo que existe um conhecimento formalizado a respeito daquilo, existe um método comprovado de um caminho mais fácil, com melhores resultados, ferramentas, teorias que fazem você compreender melhor o problema, realizar suas conexões e ajudá-lo a tomar as decisões de maneira mais assertiva.
A área condominial é permeada por diversas ciências, saberes e áreas diferentes. Compreender melhor toda essa dinâmica faz com que o seu exercício da sindicatura sofra menos percalços e traga segurança para você e para todos envolvidos no processo. Comprometa-se com o seu aprendizado, busque informações de qualidade, seja curioso e aprofunde seus conhecimentos, alie com a disciplina e explore a sua criatividade. Coloque em prática!
Ariane Padilha é professora, psicóloga, especialista em Gestão de RH e Marketing, consultora e síndica profissional da Fator G Condomínios. Professora e coordenadora de pós-graduação em Gestão Condominial/Famaqui.