EDITORIAL: Riscos e perigos no meio condominial

POR MÁRIO BRIZON

 

Nesta edição, trazemos algumas reportagens que tangibilizam o tema “riscos”, lembrando que outro termo “gestão” não pode estar dissociado dele, pois se os perigos não forem avaliados e tratados, prejuízos graves podem ser gerados. Falamos aqui à luz dos recorrentes problemas provocados pelas chuvas e pela falta de infraestrutura das cidades. Como lidar com moradias que estão em áreas sujeitas a alagamentos e deslizamentos? De que forma os seguros tratam esses temas? E na hora de investir num imóvel, quais cuidados devem ser observados nesse sentido?

Decerto que essa é uma preocupação de alto grau, não importa a cidade. Obviamente que a geografia de algumas é mais suscetível a esses problemas, mas síndicos, condôminos e moradores precisam avaliar criteriosamente os riscos envolvidos e se prepararem ao máximo para evitar problemas e perdas irreparáveis, especialmente em se tratando de vidas.

Ainda no tema “riscos”, lembramos o aumento de casos em que síndicos têm sido vítimas de intimidações, ofensas e até mesmo agressões físicas. Numa época em que as emoções estão à flor da pele e as diferenças têm sido polarizadas, como os síndicos devem lidar com situações onde podem ficar expostos? Quais regras seguir? Que cuidados e providências tomar?

Entre outros assuntos da nossa pauta, destacamos o avanço no que tange à nova forma de votação para escolha da tipificação dos condomínios. Essa possibilidade visa à recuperação dos centros das grandes cidades, áreas que já vinham passando por um processo de degradação, que foi acentuado por conta da pandemia.

O que mais? Cuidados com manutenção de gás; fechamento de varandas; novidades do mundo digital para os condomínios; cuidados com as válvulas de pressão; dicas para a declaração do Imposto de Renda, entre outros.

Muito conteúdo e informação de qualidade para o mundo condominial. Aproveite!

Mario Brizon é jornalista-responsável pela Revista dos Condomínios. Professor, jornalista, publicitário e empresário do setor de Comunicação e Marketing.