A Engenharia e o novo síndico
Como garantir instalações elétricas seguras em condomínios? Essa é primeira indagação feita por você. Um projeto de instalação elétrica deve ser realizado por profissionais preparados, com equipamentos adequados, e baseado em determinações das normas da ABNT, sendo a principal dela NBR5410/2004/08 que trazem as principais diretrizes e atenção à segurança com serviços em eletricidade, conforme preconiza NR10 – Segurança em Serviços com Eletricidade, portanto determina condições e regras para instalações elétricas de baixa tensão.
Vamos entender uma pouco mais das tensões? O sistema de distribuição é composto pela rede elétrica e pelo conjunto de instalações e equipamentos elétricos que operam em níveis de: alta tensão (superior a 69 kV e inferior a 230 kV), média tensão (superior a 1 kV e inferior a 69 kV) e baixa tensão (igual ou inferior a 1 kV). As normas NBR5410 de baixa tensão e NBR14039 de média tensão são aplicadas as instalações elétricas de casas, prédios, comercial, industrial, agropecuário etc. Vamos entender um pouco mais dessas normas.
A norma ABNT NBR 5410 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão, como conhecemos hoje, nasceu da preocupação em estabelecer condições que contemplassem as instalações elétricas de baixa tensão, a fim de garantir a segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalação e a conservação de bens. Sua história começa com a publicação, pela ABNT, de sua primeira edição, em 1941, cujos textos foram baseados no Código de Instalações Elétricas da antiga Inspetoria Geral de Iluminação (1914), além de um anteprojeto elaborado por uma comissão de especialistas. A comissão responsável pela redação da ABNT NBR 5410 é a CE – 03:064.01: Comissão de Estudo de Instalações Elétricas de Baixa Tensão.
Atenção com as áreas comuns do seu condomínio, pois esses ambientes dependem muito de como foram projetados, contudo, sofrem com mudanças. Elas são como uma extensão de um apartamento ou algum ambiente de trabalho e têm um papel importantíssimo na decisão de compra.
Áreas que demandam mais atenção:
Saídas de emergência – É fundamental que sejam muito bem iluminadas, para o caso de alguma queda de energia ou incêndios. As saídas, inclusive, devem ser bem-sinalizadas e ter lâmpadas de emergência.
Garagens – Um ambiente que também precisa conter um bom sistema de iluminação e, de preferência, funcional. São os locais destinados para estacionar os veículos de moradores e visitantes. Dessa maneira, ajuda a evitar acidentes e a segurança das pessoas é preservada. O ideal é que sejam instaladas lâmpadas brancas ou neutras.
Áreas internas – É cada vez mais comum que os condomínios apresentem uma quantidade enorme de espaços de lazer e bem-estar. Isso quer dizer que mais ambientes necessitarão de iluminação e, consequentemente, com uma instalação elétrica adequada e que atenda perfeitamente a proposta do local.
Áreas externas – É muito vantajoso que as construções também tenham um bom projeto de iluminação e de alimentação elétrica em todos os ambientes externos. À noite, além de mais seguros, ambientes bem iluminados são visivelmente mais interessantes para a construção como um todo.
Raildo Queiroz é engenheiro eletricista e segurança do trabalho. É proprietário da Proteg Engenharia.