Espaços gourmet: Últimas tendências do ambiente

Projeto em marcenaria distingue condomínio e é valor para condômino


Camilla Dias

Orepórter da Revista dos Condomínios foi ouvir uma especialista em design de interiores, Camilla Dias, para saber das atuais tendências de padrões aplicados para ambientes, de uma maneira geral, e aproveitou para fazer uma consulta sobre composição de espaços gourmet. Segundo a especialista, de uma forma geral, estão bem cotados, no momento, tons amadeirados, mais escuros e rústicos, como expostos na Mostra CASACOR SP 2023. Em relação ao espaço gourmet, ela fez uma serie de observações que todos poderão ler a seguir.

A especialista acredita que móveis com folhas em MDF aplicadas com a técnica de tamponamento não são as melhores escolhas para o espaço gourmet. A característica desse ambiente pede por móveis simples, cores neutras, operacionais, resistentes e, ao mesmo tempo, elegantes.
Então, “apesar de a tendência indicar uma linha de móveis com madeiras mais escuras, o ideal para esses ambientes é que sejam mais neutros, para que não interfiram nas decorações das festas e eventos que serão realizados nessa área comum” – explica Camilla Dias.

Eletrodomésticos
É conveniente que essas áreas sejam equipadas com eletrodomésticos com padrão inox, que é bonito e, ao mesmo tempo, neutro. Com esse cuidado, a área se torna, ao mesmo tempo, funcional e em acordo com as diversas decorações que serão aplicadas a esse ambiente.
Nessa área, com os eletrodomésticos citados acima, se torna possível não apenas cozinhar no local como, também, preparar uma comida que esteja pronta – eventualmente recebida de um fornecedor. Espaço gourmet: Conceito Conceito intimista, como se você estivesse recebendo seus amigos na sua sala de estar. A diferença é que no espaço gourmet “você terá uma mesa com mais lugares do que em casa e com previsão de paleta de cor para receber qualquer tipo de decoração temática de festas sazonais ou dedicadas a um aniversariante – algo muito específico” – registra Camilla Dias. Tamponamento No projeto planejado, abaixo, podemos notar que cada porta tem um tamanho diferente, o que não oferece uma simetria e, portanto, harmonia para o resultado do mesmo.

Planejado x Marcenaria

Móvel planejado: A madeira de MDF encostada no chão não oferece uma vida útil ideal para o projeto. O material ideal seria o granito ou o mesmo revestimento do piso ou projetar ele há vinte (20) centímetros do piso, o que não ocorre nesse projeto.

Móvel feito por marcenaria: Os móveis aqui possuem um visual mais leve. Você consegue fazer ripado, que pode ser visualizado nessa bancada em primeiro plano. Todos os módulos de portas têm o mesmo tamanho de forma a levar para o projeto um visual leve. Os vãos, onde são aplicadas as prateleiras, tem um extensão grande que exigem um projeto sob medida.

Espaço gourmet: Comparação entre as imagens quatro e cinco. É possível identificar através da comparação entre as imagens quatro (4) e cinco (5) a diferença entre os móveis planejados e os feitos por marcenaria. A grande diferença é que os móveis de marcenaria se adaptam de modo perfeito em qualquer espaço oferecido, pois é feito sob medida. Já a maioria dos móveis planejados trabalha com limitações nas medidas. “Caso seja necessária qualquer adaptação o custo sobe, com certeza” – Camilla Dias.

Espaço gourmet: Acabamento em folha natural Além disso, o acabamento em folha natural é possível nos projetos realizados por meio da marcenaria, o que normalmente não é viável para móveis planejados. Outra vantagem é que a marcenaria consegue fazer móveis com a estrutura “invisível”, enquanto os móveis planejados precisam lançar mão do tamponamento para esconder a estrutura dos móveis, o que dá uma aparência mais bruta do conjunto. Espaço gourmet: Segurança do ambiente Lembra Camilla Dias, por fim, que “o revestimento previsto para o espaço gourmet deve ser fácil de limpar e o piso deve ser, necessariamente, antiderrapante para garantir que pessoas idosas ou com alguma limitação de mobilidade, além de crianças, não se envolvam em acidentes durante os eventos.

Contato

Camilla Dias

Design de interiores

@camilladias.interiores

www.camiladias.com.br