Missão de gerente
Há muitos anos atuando na área condominial, principalmente, em ambiente de administradoras, já tive oportunidade de assessorar muitos síndicos, seja de condomínios residenciais, comerciais ou mistos, de baixa renda a alto padrão, além de ministrar cursos, por mais de uma década, que reuniam em sala, síndicos a funcionários de administradoras e administrações locais e sou da opinião, pelos inúmeros relatos e por experiência profissional, que o gerente de condomínios ou de contas, não importa qual a denominação do cargo na administradora, deve procurar entender a necessidade de cada síndico da sua carteira e que cada condomínio é único. Falo do gerente, por ser o elo entre a administradora e o Síndico.
Tenho convicção que são muitas as rotinas internas de uma administradora e a eficiência no cumprimento dos prazos e no atendimento ao cliente irá depender da estrutura da administradora e dos processos por ela estabelecidos e esses devem ser observados por todos envolvidos, principalmente, pelo síndico. Esse último faz toda a diferença na rotina de um gerente. Qual o gerente que não deseja ter em sua carteira o maior número de síndicos organizados, educados, que conhecem das suas competências e cumprem os prazos estabelecidos, seja no envio para a programação de pagamentos ou do ponto dos funcionários do condomínio e acima de tudo, que reconhecem o trabalho da administradora em sua gestão?
Recentemente, estava em um evento e o palestrante perguntou aos síndicos: “o que vocês esperam de uma administradora nos próximos 20 anos”? Intimamente pensei, o mesmo que nos últimos 20 anos, ATENDIMENTO. É fato, que a tecnologia auxilia em inúmeros aspectos, mas além dos aplicativos, das funcionalidades cada vez mais disponíveis, o síndico continua precisando de atendimento. O gerente de condomínios, ou melhor, ter um bom gerente de condomínios faz toda a diferença na gestão do síndico, por este motivo, as administradoras devem buscar a capacitação dos seus gerentes, com foco no atendimento.
Como orientação, o gerente deve conhecer o condomínio, da sua estrutura administrativa interna, conhecer o perfil do síndico e isso a cada gestão, sua forma de trabalho, apresentar ao síndico as ferramentas disponíveis na administradora, extensivas aos condôminos e estabelecer com o síndico uma relação de confiança e credibilidade.
Andréa Oliveira é gerente de condomínios com mais de 25 anos de experiência na área. Possui diversos cursos ministrados de Rotinas Administrativas em Condomínios, Previsão Orçamentária e Análise de Balancetes. Consultora condominial e síndica profissional. Graduada em Direito e pós-graduanda em Direito e Gestão Condominial.