Empatia no gerenciamento de conflitos condominiais
A ciência mostra que nascemos empáticos.
Os conflitos fazem parte da nossa essência, porém, é insustentável conviver no condomínio com um emaranhado de desentendimentos.
Na busca de uma gestão condominial eficaz, é oportuno utilizar da Ferramenta da Comunicação chamada “empatia”, que dará suporte ao síndico e à administradora, pacificando seus conflitos e ainda tornando a convivência condominial equilibrada.
É tão benéfica a prática da empatia que inclusive está sendo aplicada em outras áreas do conhecimento como: psicologia, filosofia, antropologia, biologia (neurociência). Afinal, qual o significado dessa palavra mágica que pode harmonizar uma gestão condominial?
Empatia é originária do termo grego empatheia, que significa paixão. É a capacidade de tentar compreender sentimentos e emoções das outras pessoas, dentre outras. No dicionário Houaiss, significa: “ação de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando agir ou pensar da forma como ela pensaria ou agiria nas mesmas circunstâncias.”
Assim, empatia é a capacidade de considerar o ponto de vista do outro como legítimo, estando desprovido de qualquer julgamento, e ainda outras denominações.
A utilização da empatia, que é uma técnica procedimental utilizada na mediação de conflitos, tem como objetivo consolidar o restabelecimento da convivência entre as pessoas em discórdia.
Ao exercermos a empatia perante o conflito condominial, devemos escutar atentamente, fazer perguntas, para que possamos entender melhor, visto que, compreendendo o outro, estaremos nos ajudando a viabilizar uma negociação.
Um ótimo exemplo de empatia ocorreu em 2017, no Museu da Empatia em São Paulo, e consistia em “calçar o sapato do outro”, em que o visitante escolhia um sapato ali disponibilizado, recebia também um fone de ouvido, e enquanto caminhava na exposição escutava a história da pessoa à qual eles pertenceram. E assim dizemos que podemos conhecer melhor o ponto de vista da pessoa ao “visitar o lugar do outro”.
Trazendo para uma reflexão, ao nos imaginar no lugar do outro, resolveríamos melhor aquele conflito que está sendo trazido para a gestão condominial?
Ao mantermos um olhar de afeto sobre as necessidades do outro, criaremos outras maneiras de nos relacionarmos com pessoas que estão ao nosso redor. Ao entender e reconhecer o ponto de vista da pessoa e a emoção envolvida no fato, conseguiremos identificar o que ela precisa e qual a sua necessidade, solucionando ou evitando que os conflitos condominiais sejam ampliados.
Wania Baeta é advogada especialista em Direito Condominial e Gestão de Conflitos, mediadora, árbitra, palestrante e professora.