Gestão virtual, ganho real

Startup apresenta plataforma de gestão condominial 100% online, com funcionalidades que prometem facilitar o cotidiano de toda a comunidade condominial

Marcus Nobre
(Foto Priscilla Fiedler/Divulgação)

Faz algum tempo já, boa parte de nossa vida é resolvida no campo digital. Pagar contas, fazer transferências bancárias e aplicações financeiras, pedir uma pizza ou mesmo um carro de aplicativo. Por qual razão, então, o cotidiano do síndico, mergulhado que está na gestão condominial, deveria ficar de fora dessa onda? Pois saiba que essa área também vem dando passos firmes em direção à modernidade – sentido que ganhou ainda mais velocidade nos últimos dois anos, com o surgimento de novas demandas geradas durante a pandemia de Covid-19. Foi nesse terreno dramático, mas também fértil, que inovadoras soluções se apresentaram.

A startup uCondo, por exemplo, desenvolveu uma plataforma de gestão condominial 100% online que oferece a seus usuários – administradoras de condomínios e condôminos – uma jornada completa e segura para se comunicar, gerenciar e organizar suas atividades diárias. Com sede em Curitiba, no Paraná, apresenta um sistema digital simples, com mais de 30 funcionalidades para garantir eficiência e facilitar a rotina. A resposta à inovação foi um crescimento verificado de 270% em 2020. Hoje, a uCondo atende 200 mil moradores, em cerca de 2.300 condomínios e 450 administradoras, em praticamente todos os estados do país. Números que, mesmo com o arrefecimento da pandemia, não param de crescer, meio que embalados pelas promessas de redução de gastos e até aumento no recolhimento das taxas condominiais.
“Oferecemos mais autonomia e comodidade para os gestores de condomínio. Somos uma plataforma completa para digitalizar a gestão e a organização das atividades. A ferramenta possui recursos e funcionalidades que atendem a demandas da comunicação condominial, da organização de eventos e na administração financeira”, conta o jovem Marcus Nobre, co-founder, CEO & board member da startup. “Os maiores benefícios são a modernização e a digitalização do condomínio. Seu sistema automatizado permite reduzir trabalhos manuais e repetitivos, proporcionando muito mais produtividade para síndicos e administradoras. O aplicativo é leve, intuitivo e 100% seguro.”
Alguns dos principais recursos oferecidos aos usuários são balancetes digitais atualizados em tempo real (com muito mais agilidade para os gestores de condomínio e transparência para moradores); comunicação centralizada (com abertura de chamados com o síndico ou funcionários, possibilidade de fazer a reserva de áreas comuns, recebimento de avisos e notificações, acessos a documentos, votação em enquetes e liberação de acesso à portaria); cobranças (envio de boletos, cobrança automática e balancetes); controle da inadimplência (desde o envio da segunda via de cobrança, até de propostas de acordos). O investimento a ser feito no sistema uCondo varia segundo o porte da administradora ou do condomínio — partindo de R$ 299, para administradoras, e de R$ 79, diretamente para condomínios.