O Compromisso com a Excelência: Minha jornada na orientação de produtos em limpeza condominial
Na pandemia, veio a reinvenção. Tive que enveredar por outros caminhos para seguir no mercado de trabalho. E foi nesse movimento que iniciei minha jornada no mundo da Limpeza e percebi que meu trabalho ia além do óbvio. O foco não seria apenas a comercialização de produtos mas a orientar os usuários na utilização dos mesmos quando adquiridos.
Ao entrar no panorama condominial, compreendi que a limpeza é mais do que uma tarefa. Não se trata apenas de remover a sujeira, mas, de contribuir com o bem-estar das pessoas, criar ambientes que inspiram conforto e segurança.
Por isso comprometo-me a oferecer junto aos meus clientes uma experiência que transcende o convencional. Interagir no dia a dia do agente de limpeza, estar próxima a eles é uma parte vital do meu ofício. Ouvir suas necessidades é essencial para garantir o uso de produtos adequados na resolução de seus problemas, construindo assim, uma base de confiança que fortalece a parceria ao longo da caminhada.
A adaptação a diferentes ambientes e a compreensão das dinâmicas de cada espaço são elementos fundamentais da minha abordagem. Cada local por onde passo é diferente: seja em estrutura, em mão-de-obra, disponibilidade de verba, e a consultoria se adapta a tudo isso. No momento de direcionar qual melhor equipamento ou produto a ser utilizado, levo em consideração a realidade do condomínio, mas não deixo de sinalizar qual melhor solução se aplicaria ao problema levantado.
Percebo, em muitos lugares que visito, que a limpeza ainda é colocada como uma área não priorizada. A limpeza pode e deve ser de manutenção e não apenas corretiva quando se tem, por exemplo, um piso amarelado para resolver. Mas o que deveria ter sido feito para que ele não chegasse a isso? Não há também muita orientação nesse sentido e existe muita resistência à mudança em relação aos auxiliares de serviços gerais, acostumados a usar por exemplo sabão em pó com água sanitária na limpeza de pisos. Uma manutenção de limpeza simplória e não resolutiva do meu ponto de vista.
Áreas institucionais precisam de uso adequado de produtos e equipamentos para determinado fim. É urgente acabarmos com os “jeitinhos” que podem causar danos irreversíveis não apenas as superfícies tratadas bem como a saúde do colaborador. Essa instrução tem que ser de cima: síndico e administrador aos seus colaboradores. Tanto na utilização de produtos quanto EPI’s e EPC”s adequados para a tarefa desenvolvida.
A cada capacitação que realizo, sinto uma satisfação pessoal ao olhar para pessoas e ambientes transformados. Minha missão vai além da comercialização de produtos. Essa dedicação é impulsionada pela compreensão de que, ao capacitar agentes de limpeza, estou contribuindo através do treinamento que eles fazem, ambientes mais saudáveis e agradáveis, contribuo com a qualidade de vida das pessoas que servimos diariamente. E é essa mentalidade que foco e peço que eles internalizem.
A prestação de serviço para mim é mais do que uma profissão, é uma missão. Cada espaço limpo representa uma oportunidade de impactar positivamente a vida das pessoas. A busca incessante pela excelência aliada ao respeito, flexibilidade e compromisso, molda minha abordagem diária nesse ofício tão essencial para qualidade de vida de tantos.
Adriana Jordão é Empresária, Especialista em Higienização Profissional, Síndica Profissional, Capacitadora de Agentes de Limpeza