O impacto das decisões
do síndico
Dentro da minha proposta, de neste ano de 2023, abordar as habilidades essenciais ao Síndico, já abordamos por aqui, a visão sistêmica, visão estratégica, a resiliência e a habilidade de negociação. Perdeu? Volte nas edições anteriores e acompanhe esta série que irá agregar muito na sua atuação. Agora, vamos falar das Decisões do Síndicos.
Quantas decisões tomamos por dia? Quantas decisões dos síndicos, impactam na vida de tantas pessoas, diariamente? Tomar decisões, faz parte da sindicatura e é um grande desafio. A qualidade de suas decisões impacta nos seus resultados, e muito! Compreender o processo decisório e estar ciente para tomar as melhores decisões é fundamental. Então, vamos lá! Vou te ajudar nisto!
Processo decisório, são os passos que percorremos para tomar uma decisão. Às vezes em segundos, e muitas vezes, dependendo do nível da decisão, pode e deve levar mais tempo e ainda ser compartilhada, mas a responsabilidade sempre será dele: o síndico. Alguns aspectos precisam ser ponderados ao se tomar uma decisão.
• Identifique e compreenda bem o fato gerador do problema
• Identifique as causas e consequências do problema
• De posse desta análise, levante as possíveis alternativas de solução, quanto mais alternativas para avaliar melhor. Nesta fase, troque ideias com conselho, moradores, especialistas
• Avalie as alternativas, quanto aos riscos, benefícios, custos e à sua realidade e contexto
• Bata o martelo. Tome a decisão
• Após executada a decisão, é importante avaliar a assertividade da sua decisão. Ela foi a melhor decisão possível? Os resultados foram os esperados e satisfatórios? Se sim, Parabéns! Celebre! Se não, faça uma reflexão que provoque aprendizado para novas situações. Seus próximos processos decisórios vão ganhando amadurecimento e cada vez mais, você ganhando autoconfiança em suas decisões. Mas não deixe de avaliar e aprender com os erros também. E não deixe de tomar decisões, pois não decidir, também é uma decisão. Ela será uma boa decisão (não decidir), desde seja feita de forma consciente e estratégica por você, caso contrário, impacta negativamente na sua gestão.
Te desejo boas decisões!
Um grande abraço.
Ariane Padilha é professora, psicóloga, especialista em Gestão de Recursos Humanos e Marketing, consultora e síndica profissional da Fator G Condomínios, além de professora e coordenadora do curso de pós-graduação em Gestão Condominial da Famaqui.