O nosso Self-made man da área condominial
Quem não conhece Machado de Assis? Ele foi um escritor brasileiro, considerado por muitos críticos, estudiosos, escritores e leitores o maior nome da literatura brasileira. Posso destacar uma das principais frases de Machado de Assis para fazer uma ponte com a histórias do nosso personagem principal que diz: “Das qualidades necessárias ao jogo de xadrez, Iaiá possuía as duas essenciais: vista pronta e paciência beneditina, qualidades preciosas na vida que também é um xadrez, com seus problemas e partidas, umas ganhas, outras perdidas, outras nulas.”
Seu pai, como um grande “self-made man”, foi um homem que construiu um grande patrimônio sozinho. Mesmo sem formação, porém muito inteligente, Sr Sebastião abriu uma imobiliária em Niterói e nosso querido Francisco seguiu o exemplo e fez sua caminhada também na área imobiliária. Sempre com inovações e atualizações para a área, o empreendedorismo estava no sangue e isso ficava visível a todos ao seu redor. Quando Francisco ingressou na área condominial diante de uma referência como a de seu pai e sua história de vida, ele não viria para fazer mais do mesmo. A linhagem da sua história pulsava inovação, assim ele chegou para revolucionar a área e fundou o Aprimora. Na época muito criticado, porém hoje é visível como deu muito certo, pois mesmo tendo nadado contra a maré, demonstra diariamente o quão foi importante trazer essa visão acadêmica para essa área que vivemos. Inspirado na história do pai de Francisco e na história de Machado de Assis, podemos dizer que assim como seu pai ele é também um “Self-made man“ da área condominial.
É impossível conversar com ele sem sair inspirado a querer conhecer um pouco mais sobre tudo, inclusive sobre espiritualidade. Francisco sempre será um ponto de união, onde sua paciência e elegância de alma inspira todos ao seu redor. Sua sabedoria nos ensina diariamente a saber esperar a hora certa de ver brotar a flor de uma pedra! Agradeço a contribuição da grande mulher que está ao lado de Francisco: Cecília Egito, que nos ajudou a conhecer um pouco da história desse grande mestre, amante do mar e dos livros, sempre inspirador aos olhos de quem acredita em um futuro condominial mais qualificado todos os dias!
O impacto de Francisco Egito na vida das pessoas ao seu redor tem ramificações que vão muito além de proporcionar interesse pelo conhecimento, ele nos faz acreditar que para sermos bons não precisamos abrir mão da crítica, porém precisamos saber a hora certa, para que no momento de sermos somente uma alma tocando em outra alma, a humildade reine, assim deixaremos nosso legado.
Christiane Romão é psicóloga, síndica profissional, gerente condominial, MBA em gestão de pessoas, CEO do Meu síndico.vc