Pensamento Crítico – o mundo precisa

Penso, logo existo” – Descartes. Aqui, mais uma habilidade que desafia o cérebro do síndico. O pensamento crítico é a habilidade/capacidade de pensar por si mesmo (nos dá autonomia e independência), com base nos dados de realidade, fazer os melhores julgamentos, para tomar as melhores decisões. As suas próprias decisões.

Num mundo de grandes influências, muitas informações aleatórias, inteligência artificial, fake News, conteúdos rasos da internet e jogos de interesses por todos os lados, se você não pensar de forma crítica, analisar e ter seu posicionamento, você virá marionete aos interesses de outros. Com esta habilidade você é capaz de questionar, buscar informações, dados e se posicionar, de acordo com o seu pensamento, diante de diversas situações. Ter pensamento crítico, não te leva junto com a manada.

“O pensamento crítico é ter o desejo de buscar, a paciência para duvidar, o empenho para meditar, a lentidão para afirmar, a disposição para considerar, o cuidado para ordenar e o ódio por qualquer tipo de impostura”. Francis Bacon

Para desenvolver seu pensamento crítico: Ao receber uma informação, questione: o quê?, porquê?, quem?, onde? Selecione os fatos e organize o seu pensamento. Interprete as informações e compreenda-as por completo. 

 

Divida o assunto por temas e os analise.

Para estimular seu pensamento crítico: Questione, faça perguntas, tenha o hábito da leitura, não julgue antes de conhecer um assunto, separe fatos de opiniões, aceite que existem diferentes perspectivas e encontre sempre oportunidades de aprender.

Atenção: Ter pensamento crítico, não é ser uma pessoa crítica. E sim, uma pessoa questionadora. Isto te impulsionará às melhores decisões.

Um grande abraço.

 

Ariane Padilha é professora, psicóloga, especialista em Gestão de Recursos Humanos e Marketing, consultora e síndica profissional da Fator G Condomínios, além de professora e coordenadora do curso de pós-graduação em Gestão Condominial da Famaqui.