Atividade intensa e constante
Atualmente, o síndico é o gerente, o administrador do condomínio. Cuida de toda gestão operacional, financeira, fiscal, e controla os processos junto aos fornecedores e prestadores de serviços. A profissão de síndico surgiu, assim, da necessidade dos condomínios em ter alguém que fizesse deste mister seu meio de vida, com amor e dedicação, uma vez que se trata de atividade intensa e constante, sem dia e hora certos, e muitas vezes desgastante.
Vejamos pequenas considerações históricas e linguísticas, que demonstram a base na qual o ofício foi fundado. Condomínio é o conjunto de pessoas que vivem em um ambiente comum e dividem responsabilidades. Condomínio vem da derivação das palavras domus e dominus, “casa” e “proprietário”, em tradução livre. Era o dominus quem detinha o comando de todos os que moravam naquele lugar específico, de onde surgiu o verbo dominare, que, também em livre tradução, significa “comandar.” A forma mais comum na atualidade, do exercício do Condomínio, é o que conhecemos em edifícios, sejam residenciais, sejam comerciais. O síndico, originário do latim sindicare, que é a pessoa responsável por indagar, investigar, ouvir e cuidar, tanto do edifício quanto das pessoas.
A função do Síndico mudou. Hoje é uma profissão. Uma profissão árdua, porém prazerosa, que requer habilidades diversas, observância às constantes alterações da legislação e às diversas e aceleradas transformações de hábitos, além dos percalços que surgem de surpresa. Como exemplo, a pandemia causada pelo novo coronavirus – Covid19. Inúmeras ações imediatas precisaram ser tomadas para o bem de todos. Enquanto todos pararam, os síndicos tiveram suas atividades aumentadas, tiveram que reinventar a profissão.
Ser síndico profissional é amar o próximo, é ter carinho pelos bens de terceiros, é ficar feliz com a solução de problemas. É ter a capacidade de gerenciar coisas e pessoas com a mesma intensidade, sabendo que sua responsabilidade é legal, seja ela civil, seja ela criminal. Ser síndico profissional é caminhar dentro da lei!
Com a chegada de mais um final de ano, onde ainda temos que administrar a Pandemia, os Síndicos Profissionais, juntamente com os membros dos Conselhos e com os empregados e prestadores de serviços, esperam poder garantir aos condôminos e aos condomínios que o adeus ao ano velho e as boas-vindas ao Ano Novo sejam repletos de paz e de tranquilidade.
Roberta Pacca é diretora executiva da Pacca Síndicos. Atua na área há mais de 6 anos. Gerencia atualmente 11 condomínios localizados na Zona Sul do Rio de Janeiro, e é síndica GPU 2021 na Administradora Apsa.