Qual a importância da manutenção no elevador?
A
indisponibilidade mesmo que por um curto espaço de tempo de um elevador pode gerar um alto nível de stress e insatisfação, usar a escadas ou atravessar corredores para usar outro equipamento nos deixa tão irritados quanto perder um compromisso importante. Infelizmente, uma máquina pode parar a qualquer momento, pois o elevador é composto por diversos mecanismos elétricos, eletrônicos, mecânicos e hidráulicos.
A manutenção preventiva é responsável pela análise de performance do equipamento, tal como a necessidade de ajustes, limpeza e também pela identificação de futuros problemas. O resultado de uma manutenção preventiva mal executada, não necessariamente será percebido em curto prazo, na maioria das vezes o problema surgirá após um longo tempo e de forma intermitente. O aumento significativo das substituições dos componentes paralelo a indisponibilidade do equipamento são reflexos de uma manutenção preventiva com falhas em sua execução.
Equipamentos atualizados, instalados na última década facilitam a manutenção preventiva e corretiva, a IHM (Interface Homem Máquina) instalada nestes equipamentos exibe as falhas identificadas pelo comando, corroborando assim por uma maior rapidez na resolução do problema. Para equipamentos antigos à relé, são outros e às vezes lentos caminhos a serem percorridos para resolução de problemas, bem como uma maior dificuldade em substituição das peças devido sua obsolescência.
No geral, o contrato com uma empresa de manutenção de elevadores deve seguir algumas Normas, uma delas é o prazo, a manutenção preventiva deve ser mensal. O técnico responsável pelo trabalho, deve ter pleno conhecimento das ações realizadas, bem como seguir uma rotina de manutenção preventiva, tal rotina contempla a verificação periódica de um determinado item como por exemplo os cabos de aço. Em caso de irregularidades de um material, o técnico deve realizar o apontamento aos seus superiores, tal como deixar os responsáveis do condomínio cientes, independente de quem seja a responsabilidade pelo custo do serviço (condomínio ou mantenedora). Uma manutenção preventiva de qualidade, alinhada a uma rotina específica para o equipamento proporcionará uma maior disponibilidade do equipamento e menores imprevistos financeiros.
Segurança e eficiência são os pontos principais em uma relação de sucesso em condomínio x mantenedora, um contrato a preço justo é intrínseco para esse relacionamento. Se quiser conhecer os serviços da Orona Elevadores entre em contato com nosso time.
Rodrigo Mendes de Farias é Engenheiro Mecânico e Gerente da Orona Elevadores, pós graduando gestão comercial e vendas (FGV) atua na área de transporte vertical há 15 anos, integrou o Depto. Operacional da Orona Portugal, fase esta em que pôde se dedicar exclusivamente no desenvolvimento e melhorias dos processos de manutenção preventiva e corretiva, natural de São Paulo atualmente reside no Rio de Janeiro.