Refrigeração, conforto e saúde

Manutenção dos aparelhos de ar-condicionado é fundamental

 
MAURÍCIO MOREIRA

A climatização de ambientes é uma necessidade nos condomínios. Áreas comuns como academias, espaços gourmet e salão de festas carecem de aparelhos de ar-condicionado para garantir o bem-estar dos usuários. Uma estrutura que exige algum investimento, mas cuidados na hora da instalação e manutenção. “A climatização de ambientes proporciona diversas vantagens para quem frequenta ou permanece neles, pois os aparelhos, desde que seja feita a manutenção periódica, trazem conforto, elevam a qualidade do ar e interferem na produtividade da empresa ou edifício”, diz Maurício Moreira de Faria, diretor e fundador da MR Ar-Condicionado.

Um dos fatores que representam vantagem para escolher a climatização em áreas comuns de condomínios residenciais é o conforto térmico – temperatura e ventilação adequadas para o ser humano. Ambientes que são muito quentes, ou muito frios, afetam diretamente a saúde dos ocupantes. “A climatização tem relação com a renovação de ar nos diversos ambientes, que é obrigatória para reduzir a concentração de poluentes gasosos, biológicos e químicos que não são retidos nos filtros. As instalações devem seguir as informações contidas nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas. As vazões de ar exterior mínimas são determinadas pela tabela 1 da Norma ABNT 16401, Parte 3. Os filtros dos aparelhos climatizadores são responsáveis pela retenção de germes, fungos, bactérias e outros microrganismos nocivos à saúde. Essa norma define os níveis de filtragens em função dos ambientes atendidos”.

O especialista informa outra atividade essencial para que o sistema de ar-condicionado seja efetivo: é necessário seguir a manutenção periódica para manter a limpeza adequada do aparelho. Conhecida tecnicamente como PMOC (Plano de Manutenção e Controle de Sistemas de Climatização), ela é obrigatória em edifícios de uso coletivo, público e privado, de acordo com a Lei nº 13.589, sancionada em 4 de janeiro de 2018. “O plano define todas as atividades que devem ser realizadas nos períodos determinados – mensal, trimestral, semestral e anual. É fundamental a contratação de empresas conceituadas para executar essa manutenção dos sistemas de climatização, que sejam registradas nos órgãos de referência, como o CREA e possuam um engenheiro responsável para emissão dos relatórios de manutenção e emissão de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART)”, esclarece.

Nos ambientes climatizados, o ar frio paralisa os cílios que revestem as paredes do sistema respiratório e são encarregados de jogar para fora as impurezas que entram junto com o ar que respiramos. É o momento em que fungos, mofo, bactérias, vírus e ácaros permanecem no organismo, livres para provocar doenças respiratórias de natureza alérgica. Uma das bactérias mais temidas é a Legionella pneumophyla, que causa a legionelose, doença pouco conhecida, mas que pode resultar em graves complicações, incluindo a morte em situações extremas. Uma vez que é aspirada, a bactéria se aloja nos alvéolos pulmonares e pode desencadear uma forte pneumonia.