Segurança e comodidade: artigos em alta na hora das compras

Valorizados na pandemia, mercados autônomos atendem novos hábitos e facilitam a vida em condomínios

 

EDUARDO CÓRDOVA

Além do uso de máscaras e álcool em gel, a pandemia de Covid-19 trouxe para nosso cotidiano novos hábitos, como a aposta no conforto do home office. E muitos vieram para ficar. Um deles é na comodidade de fazer compras de forma rápida, segura e, praticamente, sem sair de casa. Quer ver como está aquecido o mercado de supermercados ao alcance do apertar do botão do elevador? Uma meta que era para ter sido atingida em 2025 acaba de ser antecipada em quatro anos. Esse é o expressivo resultado que a rede de mercados autônomos Market4u alcançou ao final de 2021, com 1.941 unidades espalhadas em 90 cidades pelo país. Além de condomínios residenciais, as unidades já chegaram a academias de ginástica, edifícios corporativos e shopping centers.

Mas quais os benefícios de contar com um mercado dentro do condomínio? Quais cuidados devem ser tomados? Quanto de investimento é necessário? Como saber se o espaço disponível é adequado? Como mensurar perfil dos consumidores, linha de produtos e quantidade de itens a serem disponibilizados? Há risco de impactos na segurança? “Os mercados autônomos dentro de condomínios são uma comodidade trazida, inicialmente, pelas restrições da pandemia, mas que se tornaram um sucesso. Seguem em crescimento, mesmo após a liberação dos comércios. Contar com uma unidade dentro do seu prédio residencial ou andar corporativo, no trabalho, traz praticidade para quem precisa fazer compras de última hora e deseja evitar as filas, ficar menos tempo no trânsito e aproveitar promoções baseadas no seu perfil de consumo”, afirma Eduardo Córdova, fundador e CEO do Market4u, a maior rede do gênero da América Latina.

Empreendedor desde os 18 anos, Eduardo pontua que a atenção ao perfil dos consumidores abre um universo de possibilidades quando se trata de um mercado autônomo, inteligente e digital como o Market4u. As compras são todas feitas pelo app próprio da empresa. Uma plataforma completa, onde o morador pode conferir, além das promoções, os produtos que estão disponíveis no ponto de venda no seu condomínio, sem precisar sair de casa. Ele ainda pode anunciar serviços para seus vizinhos, além de contar com um marketplace, onde são entregues produtos que não estão disponíveis na unidade do condomínio, como encomenda de doces e salgados para festas.

Há empresas no mercado que trabalham no esquema de franquias. No modelo de negócio da Market4u, para ter uma loja autônoma instalada no condomínio não é necessário um grande espaço ou ambiente exclusivo. É possível se adaptar ao que o condomínio dispõe de estrutura. Na maioria das vezes, apenas uma readaptação elétrica é o bastante para a implantação do mercado, poucas semanas após o fechamento do contrato. Para o condomínio, a readequação elétrica seria o único custo – quando necessária. Em contrapartida, há um repasse mensal baseado no faturamento do ponto de venda, gerando uma renda extra para o condomínio. Para os síndicos, os benefícios trazidos para o prédio costumam render o reconhecimento dos moradores à inovação aplicada à gestão.

Após a análise das empresas que prestam esse serviço na região, as propostas e orçamentos devem ser apresentados pelo síndico em assembleia, passando pelo crivo e avaliação dos condôminos. O formatodo mercado autônomo será então definido de acordo com o espaço disponível dentro do prédio, o perfil dos moradores e a empresa escolhida, entre outras peculiaridades. Há possibilidade de lojas que simulam um supermercado formal, com seções, corredores, carrinhos e cestinhas de compras; que se parecem com um ponto de conveniência, com prateleiras de alimentos e geladeiras munidas de bebidas; e montadas dentro de um container, normalmente instalado no estacionamento.

Compras com muita tecnologia

A tecnologia é o principal facilitador. “A compra é realizada pelo app, e o processo de gestão é realizado por um sistema desenvolvido pela equipe de tecnologia. Quem está à frente da operação pode adicionar produtos ao seu estoque em poucos cliques, realizar o inventário dos pontos de venda, organizar o pick list, programar e acompanhar as rotas de abastecimento, verificar em tempo real as vendas, prestar o atendimento de SAC por meio de chat no celular, fazer toda a gestão financeira e fiscal, lançar promoções e vouchers para clientes segmentados. A partir das informações coletadas, o sistema identifica e entende os padrões de compra dos moradores do condomínio, criando um perfil adequado do mix de produtos disponíveis”, explica Eduardo Córdova.

Assim, as lojas autônomas dispensam os gastos com funcionários no caixa, estoque ou operadores e mantêm preços competitivos. Funcionam seguindo o moderno modelo de negócio ‘mercado da honestidade’, no qual todo o processo de compra e pagamento é feito com base na confiança, pelo próprio condômino, desde a escolha do produto até o pagamento via app ou cartão de crédito. Em relação à segurança, as lojas são monitoradas por câmeras. E o CEO da Market4u conta que, periodicamente, é enviado aos síndicos uma lista atualizada dos funcionários que vão reabastecer a loja montada no condomínio, trazendo mais segurança e facilitando o controle de acesso.