Gestão financeira e sindicatura: principais desafios
A gestão financeira é um dos principais desafios enfrentados pelos síndicos e um dos maiores pilares de uma administração condominial eficiente é gerir recursos do condomínio. Infelizmente, a maioria dos gestores de condomínio possui dificuldade na administração da vida financeira do condomínio proporcionando uma gestão desequilibrada das finanças.
Muitos problemas de uma gestão financeira em condomínios estão relacionados a previsão orçamentária, inadimplência, ausência de provisionamento para futuros gastos, dentre outros que impactam diretamente as finanças do condomínio.
A ausência de uma previsão orçamentária que inclua a elaboração de um orçamento específico pautada no acompanhamento mensal do orçamento efetivamente gasto pelo condomínio traz inúmeros transtornos para a coletividade condominial. Tais impactos influenciam sobre o fundo de reserva que na maioria das vezes não possui a previsão adequada para cobrir gastos emergenciais do condomínio. Quanto ao fundo de reserva o percentual é variável entre 5 a 10% a taxa de condomínio e é estipulado de acordo com a Convenção condominial e é primordial para possíveis emergências que possam surgir durante a gestão.
Importante ressaltar que não é somente controlar os gastos e sim garantir um controle financeiro eficiente das contas do condomínio através de relatórios, balancetes e plano de contas que retratem a realidade das finanças do condomínio.
Outro problema que impacta a gestão financeira é a ausência de uma régua de cobrança eficiente, de modo que a ineficiência no controle da inadimplência condominial gera impactos na previsão orçamentária e na manutenção das despesas ordinárias do condomínio.
Verifica-se ainda a ineficiência na aplicação de índices de reajustes contratuais e salariais de acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho da categoria dos colaboradores, bem como ausência de previsão quanto ao aumento de grupos de despesas, tais como água, luz e gás.
Muitos síndicos também possuem dificuldades em manter uma comunicação adequada sobre as finanças do condomínio, tanto para demonstrar a transparência na gestão quanto para informar aos condôminos sobre a gestão do empreendimento.
Na prática é fundamental alinhar comunicação, conhecimento e estratégias para o equilíbrio da gestão financeira. Contudo, a ausência de relatórios e contas contábeis que reflitam de forma objetiva a gestão financeira é uma realidade nos condomínios, assim como a ausência de um plano diretor que organize metas a serem realizadas de maneira organizada, com critérios definidos e prazos, também impacta as finanças do condomínio.
É necessário modificar a cultura de urgente e emergência para uma cultura de planejamento, metas e prazos para o equilíbrio e organização da vida financeira do condomínio
Fabricia Marreiros
Advogada com certificação em Business and Executive pelo Instituto Behavioral Coaching Council em Nova York, MBA em Gestão de Condomínio e especialização nas áreas de direito empresarial, registral e imobiliário com ênfase em direito notarial, e incorporação imobiliária. Expert em processos de execução e cobrança para recuperação de passivo de empresas e condomínios. Especialista em auditoria e compliance pela FGV.