Cinco dicas para uma boa escrita

Aboa escrita é um dos critérios que o mercado utiliza, de forma tácita, para eleger profissionais. Uma redação clara confere credibilidade ao trabalho e, consequentemente, à empresa. Desse modo, o domínio da modalidade escrita da língua se tornou condição sine qua non para aqueles que desejem alçar novos voos em sua carreira.
Um português bem escrito reflete o capricho e o esmero do profissional em suas atividades. Isso inclui todo tipo de texto, desde documentos oficiais até as mensagens mais banais. Pense que, com cada frase, você constrói ou destrói sua imagem.
Portanto, primeiramente, planeje o que vai escrever. Antes de começar, pergunte-se: o que exatamente eu quero com esse texto e a quem ele se dirige? Todo ato comunicativo deve ser significativo e cheio de propósito, então procure deixar muito clara a relevância de sua mensagem.
Em segundo lugar, elabore frases curtas e claras. Seja simples e direto. Se é possível falar algo em quatro palavras, por que usar vinte? Frases mais curtas conferem mais energia e clareza às ideias, sem contar que abrem menos espaço para erros. Complementando essa dica, ao reler o texto, identifique palavras desnecessárias. Elas sempre estão lá!
Uma terceira recomendação é a setorização do texto. Depois de estabelecer claramente o objetivo da mensagem, divida-a em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão, exatamente como aprendemos na escola. Pode parecer um ato simples, mas só o fato de parar um minuto para estruturar um e-mail permite criar maior coerência e aumenta a eficiência da mensagem.

A quarta dica é: caso precise apontar muitas informações, enumere-as. Listas numeradas ajudam na leitura, organizam melhor o pensamento e ainda facilitam o leitor a fazer referência a determinados itens, seja num e-mail, numa mensagem de Whatsapp ou num documento formal.
Por fim, leia seu texto em voz alta! Essa é uma prática comum, muito útil e que não deve ser abandonada. A leitura em voz alta é mais cuidadosa e atenta. É a oportunidade perfeita para “sentir” se a mensagem está de fato clara, se há palavras repetidas ou erros de digitação.
Seguindo estas cinco sugestões, posso garantir que sua escrita vai se destacar no ambiente profissional, ajudando na construção de sua imagem no mercado e abrindo novas portas.

Cecília Egito é professora e revisora de texto em Língua Portuguesa, com prática nas duas atividades há quase duas décadas. Doutora em Estudos da Linguagem e mestre em Letras pela PUC-Rio, graduada em Letras pela Uerj.

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