A conflictologia condominial

A Conflictologia é um ramo da ciência que estuda as causas, origem, desenvolvimento, escalada e resolução de conflitos em todos os níveis, com sua posterior conclusão. Nos condomínios este estudo vem corroborar o entendimento de que, se analisarmos com profundidade o conflito, suas bases, origem, níveis extremos e consequências, iremos chegar facilmente à conclusão deste. O conhecimento de uma determinada série de problemas condominiais, que dão origem ao confronto, muitas vezes ajuda a superar as dificuldades que foram previamente identificadas em conexão com o estabelecimento da essência do confronto e do objeto de resolução de conflitos. Um dos fenômenos mais importantes da vida de hoje é o confronto, que é expresso por um choque de partidos, uma contradição, uma disparidade entre mais de uma pessoa.

Como a vida de um indivíduo na sociedade é cheia de dualidade, diferenças de opinião, isso muitas vezes leva a um choque de posições, tanto de indivíduos individuais quanto de grandes coletivos, bem como de grupos de sujeitos e no condomínio não iria ser diferente.

A ciência da Conflictologia levada para o ramo condominial, traz um ramo do conhecimento onde o estudo do conflito, leva o ser humano a usar  métodos  de outros campos científicos para a solução destes, principalmente os métodos psicológicos e de experimentação.

 

A gestão de conflitos tem um máximo em comum com a ciência sociológica e a psicologia social, uma vez que, essas áreas do conhecimento, exploram a interação das pessoas e isso é o que mais precisamos na esfera de condomínios, até porque ali é um celeiro de relações interpessoais. A psicologia por sua vez está influenciando cada vez mais a conflitualidade moderna devido ao papel significativo das causas psicológicas na origem e na escalada dos conflitos e neles se inclui o condomínio, que como vimos nos mais variados artigos desta coluna, é celeiro de diversidades da esfera dos litígios. 

Gerenciar conflitos condominiais, implica em refletir inicialmente, sobre as necessidades de um determinado prédio, suas pessoas envolvidas e os dramas que ali podem ser atenuados.

A conflitualidade moderna é uma ciência teórica e aplicada, ou seja, seu conteúdo consiste em níveis de conhecimento como a interpretação teórica do conflito como um fenômeno social, o estudo de suas funções e lugar no sistema de interações sociais, a análise de sua essência, dinâmica, condicionalidade por relações públicas, o estudo de tipos específicos de conflitos originários de vários aspectos da vida social (relações familiares, coletivas e obviamente condominiais), trazendo assim a tecnologia de sua resolução.

O pensamento sistêmico prático, assim como a ciência da Conflictologia, são abordagens essenciais para gestores que na atualidade querem exercer o papel fundamental de pacificadores dos grupamentos que gerenciam. Aprender a multidisciplinariedade dos conflitos é caminhar para suas próprias soluções.

Gracilia Portela é advogada condominialista sistêmica e presidente da ABJFSis – Academia Brasileira de Justiça e Filosofia Sistêmica.

@graciliaportela

@abfsis_2018

@edcescolacoletivo

@justicafilosoficosistemica_oab

Link