Quais são os seus métodos e fontes de estudo?

Neste artigo eu quero trabalhar com você um conceito da Bíblia sobre estudar corretamente para ter bons resultados na área condominial.

O trecho está na carta de Paulo aos Hebreus (cap 5 vs 13,14) e diz assim:

“13 Pois todo aquele que continua a tomar leite desconhece a palavra da justiça, porque é criancinha. 14 Mas o alimento sólido é para as pessoas maduras, para aqueles que pelo uso têm sua capacidade de discernimento treinada para saber distinguir tanto o certo como o errado.”

Embora o texto seja autoexplicativo, a pergunta de análise para o nosso caso é:

Qual o tipo de leitura e estudo eu tenho feito?

As fontes de consulta são muito importantes para que você tenha a percepção correta dos assuntos condominiais.

Muita gente tem falado e escrito sobre condomínios, porém, é preciso selecionar e estudar por aqueles que já deixaram algum legado para o segmento.

Numa geração que prioriza fotos e vídeos curtos, é cada vez mais desafiador encontrar textos que atinjam o objetivo da leitura.

Tik Toks, Reels e outras plataformas instantâneas não tendem a contribuir para uma boa compreensão de assuntos importantes da área.

A leitura de qualidade estimula a criatividade, exercita a memória, aumenta o vocabulário e a melhora na escrita, ampliando horizontes e gerando boas oportunidades.

Ainda, o bom leitor aprimora a sua empatia e pensamento crítico, sem falar nos inúmeros benefícios para a saúde mental e física, prevenindo, inclusive, doenças degenerativas.

Então, aqui vão 3 dicas essenciais para você: 1 – Concentre-se apenas na leitura (sem distrações); 2 – Cuide da sua postura (use uma mesa e coluna ereta); 3 – Leia o que for importante para você naquele momento. Todos os que atuam na área condominial – advogados, administradores, engenheiros, síndicos etc., têm uma diversidade de bons livros para ler e estudar.

Por isso, siga o conselho do Apóstolo Paulo e prefira o velho e bom livro, gastando tempo suficiente e de qualidade para obter o alimento sólido, pois quem vive de leitinho não consegue ir longe em nenhuma profissão.

Márcio Spimpolo é professor e coordenador da pós-graduação em Direito e Gestão Condominial na FAAP/SP.

marcio@pw.adv.br

Link