A excelência na gestão condominial

A função de síndico é tão importante que o Código Civil no Artigo 1.347 prevê sua eleição: “A assembleia escolherá um síndico, que poderá não ser condômino, para administrar o condomínio, por prazo não superior a dois anos, o qual poderá renovar – se.”

A escolha do síndico pode se dar por diversos meios: eleição, aclamação, rodízio ou contratação (síndico profissional). Em todos eles o seu mandato deverá passar pela aprovação da Assembleia.

Qualquer que seja a maneira com que o síndico foi eleito, este tem a responsabilidade do cargo que vai exercer.

Organização, liderança e empatia são fundamentais para que o síndico possa terminar o seu mandato sendo reconhecido por um bom trabalho realizado.

Outro fator fundamental é a capacitação. Hoje em dia, com a entrada do e-Social e as obrigações que o condomínio deve apresentar, ele deve ter noção das suas responsabilidades, e, como todo e qualquer gestor, estar ciente que responde por tudo o que acontece no condomínio. Uma frase que sempre utilizo na mentoria condominial que faço é: “O CPF é o seu na Receita Federal.” Então, fique atento às normas, às leis e a tudo que se refere à manutenção das partes comuns, bem como à gestão dos funcionários do condomínio.

Os primeiros passos para um síndico eleito são: ata de eleição para registro em cartório, alterar a assinatura no banco (quando o condomínio possui conta própria), alterar o responsável do CNPJ na Receita Federal, providenciar um novo certificado digital.

Outro ponto importante é fazer uma reunião com a administradora e os funcionários do condomínio para alinhar como será a gestão. Importante também disponibilizar um canal de comunicação com os moradores, podendo ser um livro de ocorrência ou um aplicativo que torne a comunicação eficiente.

Verifique os contratos com os prestadores de serviço, as datas das manutenções e a apólice de seguro.

O mais importante para ser um síndico excelente é: busque capacitação! Faça cursos, assista a lives, leia artigos e livros que facilitarão a gestão condominial. Você verá que a sua gestão se tornará mais fácil quando começar a desenvolver competências primordiais a um bom gestor.

Rozangela Magalhães possui 33 anos de experiência em administração de condomínios. É sócia fundadora da Administradora Magalhães e especialista em contabilidade condominial. Pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas. Possui certificações de Mentoring e Coaching Profissional.

Link