Como ter uma relação de confiança?

Agestão de pessoas no condomínio pode ser um verdadeiro desafio e se transformar em uma grande dor de cabeça para o síndico. As decisões demoram a ser tomadas na assembleia e os conflitos podem se aprofundar.
Para contornar esse desafio, vale a pena investir em uma relação de confiança, aproximando as pessoas e adotando práticas que melhorem o relacionamento entre os diferentes agentes dentro do condomínio. Gestão de pessoas no condomínio: funcionários e prestadores de serviços. Os funcionários são os principais responsáveis pelo bom funcionamento do condomínio, e é preciso que o trabalho deles seja valorizado e que estejam motivados e satisfeitos.
Algumas formas de fazer isso são:

Manter comunicação constante
O síndico deve ter um canal aberto de comunicação entre os colaboradores, buscando entender as necessidades e problemas do condomínio, bem como suas próprias demandas e sugestões. Esse feedback é importante para que o síndico identifique os pontos que devem ser aprimorados. Por outro lado, o síndico deve passar o seu feedback e o de outros moradores para os funcionários, transmitindo elogios, críticas e sugestões que os ajudem a se manter motivados e a melhorar seus serviços.

Oferecer treinamento
Cabe ao síndico oferecer treinamentos constantes aos colaboradores desde sua admissão, visando sua integração à rotina do condomínio e a melhoria dos serviços prestados. É preciso capacitá-los em relação ao regimento interno e demais regras estabelecidas na convenção do condomínio, além de apresentá-los aos moradores e colegas de trabalho

 

 

Criar rotinas de trabalho
Em conjunto com a equipe, o síndico deve criar um cronograma de atividades, elaborando um cheklist de afazeres que devem ser cumpridos diariamente em cada área. Essa é uma forma de estabelecer uma rotina de trabalho que cubra, todos os dias, o pontos mais críticos da gestão do patrimônio do condomínio.

Valorizar conquistas e datas comemorativas
Além de ressaltar o bom desempenho dos colaboradores quando necessário, é bastante válido lembrar e celebrar datas importantes, como aniversários, conquistas pessoais (nascimento de filhos, por exemplo) e datas comemorativas .
Lembre-se sempre: Pessoas precisam de pessoas! Até mês que vem com a parte 2!

Christiane Romão

Psicóloga, síndica profissional, gerente condominial, MBA em gestão de pessoas, CEO do Meu síndico.vc

Link