Condomínios e a Contabilidade

Condomínio é um mundo no qual você ama ou você odeia…. rsrs

Atuo no mundo contábil há pouco mais de vinte anos.  Ao adquirir um apartamento, ainda na planta e conforme a evolução da construção, tivemos a primeira reunião convocada pela construtora para formação da comissão de afetação. Como sempre fui muito atuante, me candidatei a fazer parte dela quando, então, comecei a acompanhar as obras e custos de mais perto, para compartilhar com os futuros moradores a evolução.

Quando houve a assembleia de instalação, após o término da construção, decidi me candidatar a síndica no intuito de continuar colaborando contudo, sem grandes expectativas de ser eleita, tendo em vista nunca ter atuado na área. E para a minha surpresa fui eleita por unanimidade! 

Ao me tornar síndica, senti necessidade de me capacitar melhor para expandir meus conhecimentos sobre essa nova realidade. Então, fiz curso de síndica profissional, participei (e ainda participo) de eventos e cursos voltados para a área, com os quais adquiri muita experiência, o que me permitiu atuar com excelência na minha sindicância.  Todas essas mudanças me mostraram esse mundo de oportunidades na área.

Descobri que condomínio não possui personalidade jurídica e nem física. Porém, para atendimento à Receita Federal, o condomínio se equipara a pessoa jurídica.  Como ainda não existe legislação tributária específica é utilizado como base, o regime de entidade sem fins lucrativos. 

Cada vez surgem mais condomínios e suas proporções estão ainda maiores. Porém, infelizmente, com pessoas sem qualificações específicas assumindo a responsabilidade de gerir esses empreendimentos. 

É imprescindível que o seu condomínio preste informações claras e precisas para os órgãos fiscalizadores, bem como, gerencie corretamente os seus bens e serviços. E a contabilidade é a sua maior aliada para que tudo esteja em conformidade e para que haja uma boa governança. Afinal, você entrega o seu patrimônio para alguém sem qualificação administrar?

Quando os condomínios são bem administrados e possuem uma contabilidade forte e atuante, os relatórios apresentados aos condôminos são mais robustos e possuem informações mais completas, pois além da prestação de contas, constam também informações sobre passivo trabalhista, o controle dos bens (móveis do salão de festa, equipamentos de academia, computadores etc.), tributos a recolher, dentre outras.

Sendo assim, é fundamental, a conscientização do condômino de que seu patrimônio tem valor inestimável e precisa ser bem administrado por pessoas qualificadas e comprometidas, com uma contabilidade atuante no dia a dia. 

No momento, a fim de atender essa necessidade de mercado, agora atuo como especialista em contabilidade condominial, aliando as duas áreas. Atendendo especificamente, administradoras, imobiliárias, terceirizadas, síndicos profissionais, condomínios. 

Jane Santos é especialista em Contabilidade condominial, contadora há mais de 20 anos, membra da Comissão de Contabilidade Condominial do CRC/RJ, pós-graduada em Direito e Gestão Condominial e em Ensino em Contabilidade; CEO da JS consultoria contábil e Sócia da CF Pilares.

.

jsconsultoriacontabil.com.br

@janesantoscontadora

Link