A importância do controle patrimonial nos condomínios

Como um dos reflexos da Pandemia por Covid-19, o Home Office fez os condôminos passarem a observar mais os espaços comuns disponíveis em seus condomínios. Tenho observado em nossos clientes um relevante aumento de indagações sobre controles de avarias, plano de reposição por desgaste natural, controles de localização e identificação dos bens patrimoniais comuns.

Por não manter ainda uma contabilidade formal, os bens patrimoniais necessitam de controle gerencial, e a realidade que encontro é a de que, em apenas raríssimos casos, a administração possui esse controle de forma atualizada e o utiliza para gerar benefícios ao condomínio.

A profissionalização da Gestão Condominial, cada dia mais comum, abre espaço para outras perspectivas de planejamento e ações gerenciais, uma delas inclusive é a Gestão do Patrimônio comum. Com ela permite-se conhecer informações importantes com relação ao estado de conservação dos seus bens, programação prévia de manutenções ou até mesmo um plano para renovação de mobiliário e equipamentos, sem que seja necessária a surpresa de uma cota extra.

Como descrito, o bom gestor vê antes, permitindo o planejamento de ações futuras.

Um condomínio cujos bens apresentam aspecto envelhecido ou com avarias reflete diretamente no valor da unidade em caso de venda ou locação. Sendo assim, ele deve ser preservado pelo síndico, pois se trata de um investimento feito por todos os moradores, e, conforme descrito no Código Civil, uma das muitas responsabilidades do síndico é cumprir e fazer cumprir a convenção, o regimento interno e as determinações da assembleia.

No meu entendimento, subsidiado por uma ampla experiência em questões condominiais, muito além de um mero detalhe, é fundamental que o Controle do Patrimônio seja implementado nos Condomínios, precedido de inventário físico, identificação por plaquetas de patrimônio, rol de responsáveis, checklist após uso, identificação de avarias, e que este seja mantido em permanente atualização.

Thiago da Silva, contador, auditor, perito contábil, membro da Comissão de Contabilidade condominial do CRC-RJ e sócio da Indep Auditores Independentes.

Link