Seleção Brasileira X Assembleia Condominial

Eu ainda administrava condomínios em Santos e lembro bem que tínhamos um cliente, um condomínio com 180 unidades, que o síndico gostava de fazer assembleias em dias que antecediam feriados, jogos da Seleção Brasileira de futebol, final de novelas, ou seja, exatamente nos dias em que ele tinha absoluta certeza de que a plenária estaria vazia a fim de evitar tumulto e confusão.

Num desses dias, eu lembro bem que o Brasil jogou um amistoso com Portugal, aqui no Brasil, em 2008, onde ele marcou a assembleia, pediu para que eu distribuísse o Edital de Convocação, acreditando que ninguém viria. Como a seleção brasileira estava indo muito mal nas eliminatórias para a Copa de 2010, com o Dunga no comando do time, e estando a seleção desacreditada, para a surpresa do síndico, a assembleia lotou, com mais de 100 moradores.

Quando começou a assembleia, que foi aproximadamente no horário de início do jogo, num momento de grande silêncio um morador grita pela janela: “Gol do Brasil!” e todos os presentes na assembleia passaram a olhar um para o outro, não entendo muito bem o que estava ocorrendo. Alguns minutos depois, o mesmo morador com mais alguns outros gritam novamente pela janela: “Gol do Brasil!”. Neste momento, com um silêncio estarrecedor, o presidente da assembleia, dando continuidade aos trabalhos, nota que alguns presentes passaram a se retirar da plenária, onde o síndico começou a se entusiasmar com a situação, cumprindo seu grande e pitoresco objetivo.

De repente, adivinhem: “Gol do Brasil!” e naquele instante, com aproximadamente 30 minutos de jogo e assembleia, o Brasil estava ganhando de Portugal por 3 x 1. Nesse momento, mais moradores deixam a plenária, possivelmente para ver o jogo e, para surpresa de muitos, mais uma vez: “Gol do Brasil!”. Verdade, amigos condominialistas, Brasil ganhava naquele momento de 4 x 2 de Portugal, e mais moradores evadiram-se da assembleia.
Quando havia aproximadamente 40 pessoas na plenária, isso mesmo, mais da metade já havia ido embora, sabem o que acontece? “Goll do Brasil!”. Com 5 x 2 no placar a favor da Seleção Brasileira, mais pessoas foram deixando a assembleia, e quando estava por terminar o jogo e a assembleia, mais uma gritaria pela janela de vários moradores: “Gol do Brasil!”. Logo em seguida, termina o jogo a favor da seleção Brasileira por 6 x 2 e termina a assembleia com apenas 18 moradores.
O síndico, de forma sarcástica, havia comentado sobre seu grande objetivo com os poucos presentes que ali estavam, onde, de toda forma, com jogo ou sem jogo, a assembleia, conduzida de forma exemplar pelo presidente, transcorreu por duas horas aproximadamente com muita tranquilidade e harmonia, sendo resolvidos todos os assuntos pautados. Eu estive nessa assembleia e testemunho tudo o que aconteceu. Foi uma situação engraçada ver os moradores evadindo-se. Foram várias tentativas frustradas para os convencer de ficarem, mas de nada adiantou.
Vou me despedindo por aqui, e aguardem mais casos e histórias bizarras e pitorescas da minha vida condominial.

Sérgio Craveiro é presidente da Confederação Nacional dos Síndicos (Conasi). Graduado em Administração de Empresas, com Pós-Graduação e MBA em Gerenciamento de Projetos; Planejamento Empresarial. Autor do livro ‘O Síndico Profissional – Novos rumos para a gestão de condomínios no Brasil’. Apresentador da TV Conasi e CEO do Portal Sindiconline.

Link