Expo Síndico reúne mais de 500 pessoas em Niterói (RJ)

Evento marca a grande retomada do setor, com uma rica programação de palestras e área de expositores. Educação, networking e negócios deram o tom

 

Nos dias 28 e 29 de abril, a cidade de Niterói (RJ) recebeu a Expo Síndico, uma exposição que conta com palestras e estandes de empresas voltadas para o mercado condominial. O evento foi realizado no Clube Central, na Praia de Icaraí, e nos dois dias de evento recebeu mais de 500 pessoas.

Arnon Velmovistky com Francisco Egito

Os painéis das palestras foram divididos entre as partes da manhã e da tarde. Nos dois dias foram cerca de 23 painéis com diferentes palestrantes e empresas. Na abertura do evento, os organizadores Francisco Egito, CEO da REVISTA DOS CONDOMÍNIOS, e Dil Melo, idealizadora da Expo Síndico, explicaram a importância do evento para síndicos, condôminos e demais presentes, falaram sobre a organização da exposição e desejaram as boas- -vindas ao público em geral.

O primeiro painel do primeiro dia teve como tema a importância da comunicação para os síndicos e condomínios e foi ministrado pelo diretor executivo do Portal Papo Condominial, Daniel Lima. Essa palestra teve a presença do editor da Revista dos Condomínios, Mário Brizon, junto com Cecília Egito, Wania Baeta e Carlos Dantas, todos colunistas da revista. Os debatedores deram dicas e orientações sobre como o processo comunicacional deve ser conduzido dentro dos condomínios, que linguagem e canais devem ser utilizados.

Mario Brizon, Carlos Dantas, Wania Baeta, Cecília Egito e Daniel Lima

O segundo painel foi do Grupo Haganá, que estava presente no evento como um dos expositores. Rodolpho Calile abordou o tema “Segurança Patrimonial e Privada”. Depois de um pequeno intervalo, Gustavo Bihel, CEO da Bihel Engenharia, ministrou o painel ‘’Manutenção predial em condomínios’’. Na quarta palestra do dia, Arnon Velmovitsky, presidente da Comissão de Direito Condominial da OAB, falou sobre os aplicativos de hospedagem e a locação de curtíssima temporada em condomínios.

Gustavo Bihel e Francisco Egito

Dando sequência Ao primeiro dia, a programação da tarde começou com o tema “Auditoria em condomínios”, que contou com seis palestrantes: Gilcimar Conceição, Richard Guedes, Arnaldo Dias, Márcia Mendonça, Thiago da Silva e Sérgio Paulo, que deram dicas importantes sobre os cuidados com as contas, controles internos e a implantação de um compliance.

Na sequência, o assunto abordado foi: ‘’Atualidades em condomínios: animais comunitários e violência contra a mulher’’, e quem comandou esse painel foi Alexandre Sobral. Antes do coffee break da tarde, foi a vez de Claudio Lourenço, da Sete Servic Elevadores, uma das expositoras do evento, que trouxe um painel explicando sobre a importância da boa manutenção dos elevadores e apresentou os seus serviços.

Também tivemos uma presença ilustre durante o evento. O tenente-coronel Walace Medeiros, que também é secretário da Defesa Civil de Niterói, falou a respeito de uma iniciativa que vem transformando a vida de vários síndicos pela cidade: o curso oferecido aos profissionais que atuam na gestão condominial e que visa a ajudá-los a enfrentarem situações voltadas para a segurança. Segundo ele, é muito importante que os síndicos saibam como evacuar o condomínio caso algum condômino esteja sendo feito refém por um algum criminoso.

Dil Melo na abertura do evento

Na continuidade, a atriz Henriette Porciuncula comandou a palestra ‘’Eu sou a síndica’’, com um show que divertiu a plateia. A Grupo RV, mais um expositor do evento, representado por Marcelo Petrone, falou sobre a importância das vistorias condominiais. Na penúltima palestra do dia, Andrea Oliveira ministrou a palestra “Profissão: Gerente de Administradora”, dando dicas sobre a função. Para encerrar o primeiro dia da Expo Síndico Niterói, o assunto em destaque foi a inovação no mercado de portarias, no caso, as “portarias remotas”, com o expositor Gustavo Dagfal, da Portaria Mais. Ele falou dos benefícios tecnológicos e do aumento da segurança que a adoção de equipamentos de alta tecnologia pode trazer para os prédios.

Palestra com presença do público

Segundo dia teve mais informações sobre o mercado condominial

Após o sucesso do primeiro dia da Expo Síndico Niterói, a programação do segundo dia também trouxe muita informação e conhecimento para todos os presentes. Logo no primeiro painel, Roberto Bigler, diretor jurídico da Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis (Abadi), falou sobre a atualização das convenções condominiais e como elas podem influenciar nas decisões de síndicos e condôminos. Na segunda palestra, Edgar Poschetzky, gerente geral da APSA Administradora de Condomínios, abordou as novidades que impactarão nas administrações dos condomínios. A empresa foi uma das expositoras do evento.

Ricardo Pereira, Marisa Braga e João Mendonça com a equipe da Pacifica Administradora

Após a paradinha para o coffee break, Marcelo Moura, presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-RJ), e Marcus Limão, fiscal do Creci-RJ, abordaram o tema ‘’Exercício irregular da profissão de corretor de imóveis nos condomínios’’. Na sequência, Marcelo Borges, diretor jurídico da Abadi, comandou o quarto painel do dia falando sobre umas das grandes novidades do mercado, a mudança na legislação com o reconhecimento legal das assembleias eletrônicas, assunto que ganhou muita importância durante a pandemia. Na última palestra da manhã, o vice-presidente da Comissão de Direito Imobiliário da OAB/RJ, Carlos Gabriel Feijó, falou sobre as assembleias em sessão permanente.

Após o intervalo para o almoço, a Expo Síndico retornou com a palestra do professor e advogado Vander Andrade, também colunista da Revista dos Condomínios, que tratou do tema “Tendências do Mercado Condominial”. Foi um papo leve, mas com muita informação, com o palestrante identificando que o mercado condominial é mais amigável ao público sênior, dando atenção ao que pode acontecer em relação a festas de fim de ano e suas restrições. Ele lembrou que a Constituição defende toda prática trabalhista que não confira mal a sociedade e, por isso, está ao lado dos síndicos, uma atividade reconhecida, mas que ainda não foi regulamentada.

Marcos Alexandre, Flavio Olimpo e equipe da APSA

No segundo painel da tarde, a empresa Fit4Story, que esta1va com um estande no evento, trouxe suas novidades e serviços no que tange ao mercado de equipamentos para academias fitness dentro dos condomínios. Na sequência, seis advogados condominialistas foram os responsáveis pelo painel que debateu questões relacionadas à área do Direito Condominial. Leandro Sender, Melina Luna, Anamaria Mallet, Marisa Dreys, Luciana Caribé e Roberto Bigler falaram sobre ilegalidades contábeis, jurídicas e aprovação de contas por parte do síndico.

A APSA Administradora, que já tinha sido representada por seu gerente geral em uma palestra, voltou para um painel que trazia as novidades da empresa. Antes da pausa para o último coffee break do evento, Rafael Velloso comandou a palestra ‘’Gestão de condomínios na prática’’. Em sua exposição recheada de dicas para os síndicos, ele falou sobre metas e objetivos da gestão, juntamente com as funções gerenciais para esses profissionais. “A principal coisa que o síndico ou gestor precisa fazer é valorizar ainda mais aquele patrimônio, e em seguida vem a segurança”, disse.

No penúltimo painel da Expo Síndicos Niterói, o grupo RV (Rede Vistorias), que também trouxe um estande para o evento, mostrou ao público suas novidades. Para encerrar o evento, um painel de síndicos palestrou para o público.

Marcelo Moura, Francisco Egito e Marcus Limão
Vander Andrade
Empresas Patrocinadoras, apoiadoras, expositoras e parceiras

O último painel do evento trouxe dicas e histórias de como lidar com as diversas questões do dia a dia condominial. Daniel Lima foi o mediador, enquanto um naipe de síndicos debateu as ideias, incluindo Ana Paula Cleven, Gabriela Costa, Paola Siqueira, Vanessa Lins e Vinicius Valverde, que mostraram como deve ser a postura do síndico perante as demandas dos condôminos, sejam eles amigáveis ou não. Tranquilidade, foco e estar com o tema na ponta da língua são os itens imprescindíveis.

Rafael Velloso

O último painel do evento trouxe dicas e histórias de como lidar com as diversas questões do dia a dia condominial. Daniel Lima foi o mediador, enquanto um naipe de síndicos debateu as ideias, incluindo Ana Paula Cleven, Gabriela Costa, Paola Siqueira, Vanessa Lins e Vinicius Valverde, que mostraram como deve ser a postura do síndico perante as demandas dos condôminos, sejam eles amigáveis ou não. Tranquilidade, foco e estar com o tema na ponta da língua são os itens imprescindíveis.

Andrea Oliveira

Expositores

  • APSA Imóveis
  • Fit4 Store
  • Grupo RV
  • Haganá
  • Jaé Descartáveis
  • Portaria Mais
  • Sete Servic Elevadores
  • Pacífica Administradora de Imóveis
  • Brasegui Segurança Contra Incêndio
  • Cetor Manutenção Predial
  • EcoPoint
  • FhoneTec Equipamentos para Segurança
  • Garden Administração
  • Exfera
  • Leste Telecom
  • Dinâmica Rio Ferramentas Elétricas
  • Manancial Construtech
  • MHT Tecnologia da Informação
  • NewLine Portaria Remota
  • UniversalFit

Galeria

Link