Virei síndico e agora?

Não é muito difícil encontrar um síndico que assumiu a função porque ninguém no condomínio queria assumir. Agora, será que esse síndico está preparado e sabe quais são os desafios da função?

Aquele estereótipo do aposentado que fica na portaria, com sua fiel prancheta, controlando tudo que acontece, está cada dia mais distante da realidade dos condomínios em nosso país. O síndico atualmente deve que ser um profissional multidisciplinar e os desafios diários desta profissão exigem de seus profissionais cada vez mais habilidades.

Em um mundo digital, com a demanda crescente de informações por parte dos condôminos e o aumento das exigências perante os órgãos fiscalizadores, ser síndico não é uma tarefa fácil. A pessoa que não estiver preparada para tal caro, poderá gerar danos ao condomínio. Logo, estar a frente de um condomínio não é uma tarefa para amadores!

A rotina diária do síndico requer conhecimentos de contabilidade, finanças, marketing, direito, engenharia, psicologia, dentre outros. Por outro lado, poucos serão os profissionais habilitados em todas as disciplinas requeridas na função. A principal habilidade que um síndico de sucesso é conseguir construir uma rede de apoio multidisciplinar. O síndico não precisa saber tudo, mas deve saber a quem recorrer para resolver as principais questões.

Obviamente, em muitas questões, pela experiência e o tempo, o síndico já saberá quais ações tomar, mas o “síndico de sucesso” deve ter bem delimitado até onde suas ações podem ir e a partir de qual momento deve usar sua rede apoio, com os profissionais qualificados para solucionar os problemas.

O síndico da atualidade é o profissional que permeia por diversas disciplinas, dominando um pouco de cada área com maior ou menor grau de intimidade, mas o “síndico de sucesso” é o profissional que além de saber um pouco de cada tema, usa sua rede de apoio para ter o melhor resultado dentro da sua gestão condominial. Caso o leitor tenha interesse em iniciar na carreira de síndico, será necessário dedicação para estudar e ganhar conhecimento em diversas áreas, que a princípio podem parecer não ter nenhuma relação, mas que na dinâmica do dia a dia condominial se mostram diretamente relacionados.

Vinicius Valverde é síndico profissional, economista pela UFRJ, mestre em Logística pela PUC-RJ e sócio-fundador da AMV Síndicos Profissionais.

Link