Redução de custos com a Assessoria Técnica Condominial Contínua

Dizer que “vale mais prevenir do que remediar” é repetir um ditado conhecido, mas infelizmente pouco visto na área condominial quando se busca qualidade nas manutenções prediais.
Do mesmo jeito que fazemos a manutenção do nosso carro e do nosso corpo (o famoso check-up) nós também devemos fazer a manutenção dos nossos imóveis. Fazer as inspeções prediais dos edifícios ou listar todos os problemas da edificação muitos já fazem atualmente, mas quais seriam os próximos passos? Como o gestor predial, síndicos ou empresas conduzem as ações de manutenção em suas edificações? Como prolongar a vida útil dos empreendimentos pelo menor custo e evitar gastos desnecessários?
O principal objetivo das inspeções prediais é a identificação de anomalias logo no seu início para que os gestores possam ter tempo hábil para realizar as manutenções e reparos necessários sem causar maiores prejuízos materiais ou riscos aos usuários. A maior questão é o que fazer após identificar todos estes problemas? Como resolver? É aí que entra a Assessoria Técnica Condominial Contínua de Engenharia.
Essa prática vem se fortalecendo cada vez mais no mercado de gestão de condomínios por trazer grandes resultados e resolver os problemas das edificações de fato. Quando apresento um laudo de Inspeção Predial em assembleia ou ao gestor predial, é muito comum ver estampado no rosto milhões de dúvidas de como irão implementar as ações necessárias para resolver todas aquelas anomalias listadas. É nessa hora que cabe um contrato de Assessoria Técnica Condominial de Engenharia.
Normalmente os contratos são dimensionados conforme a necessidade do cliente. São contratos com valores fixos mensais onde é estimada uma carga de hora técnica necessária, e através de visitas e reuniões regulares, assessoramos os condomínios nas contratações de empresas de manutenção ou de reformas e obras de engenharia necessárias para reabilitação dos sistemas prediais.

 

Costumo dizer que atualmente não são apenas os síndicos e proprietários que se realizam com estes contratos, mas as administradoras de condomínios e os escritórios de advocacia da área condominial são os mais favorecidos, visto que não precisam mais se desgastar com memoriais técnicos de obras de reformas incompletos nem com distratos e processos judiciais que se acumulavam devido obras inacabadas. Todas essas preocupações são abarcadas pelos contratos de Assessoria de Engenharia Condominial.
A manutenção preventiva é sem dúvida mais econômica do que a corretiva. Se você, síndico ou gestor, está buscando reduzir custos de manutenção a longo prazo na edificação e resolver suas falhas nos sistemas construtivos existentes, precisa sem sombra de dúvida, contratar uma Assessoria Técnica Contínua para sua edificação, para trabalhar lado a lado a Administradora ou Síndico Profissional e apoiar o seu Assessor Jurídico na condução das ações, de preferência capacitados e com expertise diferenciada como os associados do IBAPE – Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia.

Darkson Fonseca Jr é Engenheiro Civil, Professor, Escritor, Sócio da DKS Engenharia, Atual Vice-Presidente de Relações com o Mercado do IBAPE Nacional – Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia, especializado em Perícias Técnicas de engenharia e Avaliações de Imóveis.

darkson@dks.eng.br

Link