Síndico em apuros: como atender a tantas demandas simultâneas?

Atender às demandas dos condôminos, das mais diferentes naturezas, é apenas um dos desafios dos síndicos. Mas, como lidar com tamanha diversidade de pessoas e pedidos?

 
ALESSANDRA SANTOS PEREIRA

A verdade é que todo morador quer um síndico para chamar de seu. Atender às demandas diversas de moradores rouba grande parte do tempo e da energia dos síndicos, sejam eles profissionais ou não. Natural, afinal o síndico trabalha em prol da coletividade. É necessário ter jogo de cintura e experiência em relações interpessoais, pois em um condomínio são diversos tipos de pessoas diferentes, com pedidos dos mais variados. Nesses casos, se faz necessário ter paciência e organização para conseguir atender às solicitações dos moradores. Como o síndico pode se organizar e definir regras, de modo que não enlouqueça e seja capaz de atender seus condôminos de forma satisfatória? Quais posturas deve adotar para alcançar esse equilíbrio?

“Essa é uma difícil tarefa, e cada síndico tem que se adaptar ao condomínio. Por mais estranho que isso pareça, os condomínios têm suas particularidades e, em cada um deles, é exigida uma postura diferente do síndico. Um condomínio sempre será diferente do outro e exigirá uma postura diferente do síndico também. O ideal é ter organização em relação às demandas e sempre se basear na Convenção Condominial, no Regulamento Interno, e, principalmente, na legislação vigente na área condominial, que, por muitas vezes, é esquecida. Além do fato de que a maioria dos condôminos desconhece que existem leis para condomínios”, pondera Alessandra Santos Pereira Aguero.

Bacharel em Administração pela Fundação Santo André, em Negócios Imobiliários pela Unip e pós- -graduada em Gestão e Direito Condominial pela Universidade Legale, nossa entrevistada destaca três características importantes para o síndico manter o equilíbrio. “Em primeiro lugar, é importante ter postura e controle intelectual e emocional, diante de qualquer situação. Infelizmente, o síndico vai se deparar com pessoas de todas as índoles possíveis e imagináveis. Em segundo lugar, é manter o foco e ser imparcial. Todas as demandas dos condôminos devem ser ouvidas, no entanto, devem ser analisadas sempre com imparcialidade, estabelecendo qual o grau de importância que aquela solicitação tem, diante da realidade daquele condomínio”, defende ela, que dá um exemplo concreto.

“Recentemente, ao assumir um condomínio, os condôminos me pediam melhorias nas áreas de lazer. Em contrapartida, o condomínio estava financeiramente com muitas dívidas, vários problemas de documentação do condomínio, problemas deixados pela gestão anterior. Poderia agradar os condôminos, atendendo a solicitação deles, mas levar o condomínio a uma situação ainda pior, se não estabelecesse a prioridade, a necessidade do condomínio. É importante estabelecer as metas de acordo com o seu grau de importância”

Em terceiro lugar, Alessandra destaca como item importante a comunicação. Sempre que uma solicitação for recebida, é importante comunicar qual será a sua postura ou conduta, como síndico, diante dela, para não parecer que a solicitação ficou perdida, no esquecimento. Se é uma solicitação que deva ir para assembleia; se é uma solicitação que não pode ser atendida, porque vem de encontro com regras estabelecidas ou mesmo contra a lei; se é uma solicitação a ser atendida… “Mas, para isso, o síndico precisa de tempo. O importante é sempre dar uma resposta ao solicitante, mantendo a postura e imparcialidade, e sempre pensando no bem comum, na coletividade, no condomínio como um todo. Este é o papel do síndico”, afirma.

Se muitas são as demandas do cotidiano, uma dica não sai jamais de moda: aprenda a administrar seu próprio tempo. Quando você não gerencia bem sua agenda, qualquer atividade parece grande e difícil demais, fazendo com que você se sinta exausto em relação às atividades do seu trabalho. Por outro lado, quando você assume o controle do seu tempo, essa situação muda. O sentimento passa a ser de confiança, de capacidade de assumir responsabilidades. “Atualmente, ser síndico não é uma tarefa fácil e exige que esse gestor esteja cada vez mais preparado em todas as áreas de atuação condominial. E atender às solicitações dos moradores é apenas uma delas”, resume Alessandra Santos Pereira Aguero, com a experiência de quem é síndica dos hotéis Quality e Comfort, em São Caetano do Sul/SP.

Contatos

Alessandra Santos Pereira

@alessandra.santos.pereira

Link