A ENGENHARIA E O NOVO CONCEITO DE SÍNDICO

síndico, em algum momento, acaba se deparando com situações capazes de perturbar o sono e colocar à prova todo o seu entusiasmo e dedicação. Ainda mais quando o problema ocorre em uma área que ele não domina.

Hoje, diante da diversidade, da densidade demográfica e das tecnologias agregadas nos condomínios, a função de síndico deixou de ser simples, se tornando abstrusa e necessitando de profissionais com know-how em gestão, aptos a planejar e tomar decisões complexas, além de ter uma visão de longo prazo. Assim, nasce o Gestor Condominial, apesar de ainda não ser definido legalmente como profissão.

Os novos condomínios de edilícios se assemelham a microcidades, com orçamentos e receitas de grandes expensas, trazendo serviços complexos como salas de cinema, lavanderias, restaurantes, aquecimento de piscina, academias profissionais, pistas de corrida e até mesmo pistas de boliche. Passou a ser onerosa financeiramente a contratação de um Gestor Condominial com os conhecimentos técnicos de administração, advocacia, contabilidade e engenharia, criando no mercado condominial vários segmentos específicos para cada uma dessas disciplinas.

Com o intuito de atender a essa demanda cada vez mais crescente, começa a surgir no mercado condominial dos grandes centros urbanos a figura do Engenheiro Condominial. Esse profissional tem o objetivo de ajudar o Gestor Condominial a prevenir perdas financeiras na mantenabilidade e garantir a habitabilidade da edificação.

O Engenheiro Condominial é o responsável pela inspeção predial, análise, fiscalização de obras nas unidades autônomas e acompanhamento de contratos de manutenção. Cabe à ele também elaborar o planejamento de previsões orçamentárias relacionadas a gastos e investimentos com obras, além de garantir a tranquilidade dos gestores em temas da Engenharia.

Gustavo Bihel é engenheiro civil, consultor em Engenharia condominial, especializado em Petróleo e Gás, Engenharia em Segurança do Trabalho, perito do TJ-RJ, palestrante, pós-graduando em Direito e Gestão Condominial.

Link