A importância da Contabilidade em Condomínios

A pesar dos Condomínios serem classificados como entes sem personalidade jurídica, sua operação do dia a dia se assemelha a de uma empresa pois possuem um fluxo operacional-financeiro como manutenção, limpeza, folha de pagamento, recebimentos e pagamentos, e por isso a importância de uma gestão bem executada é imprescindível para a otimização de resultados positivos mensalmente.

Há muitos condomínios que fecham suas contas mensais no vermelho, porque lhes faltam gestão, não aquela básica realizada pelo síndico ou por algumas administradoras, mas sim um olhar mais apurado em relação a operação e resultado.

Na prática as Previsões Orçamentárias aprovadas em AGO normalmente no início do ano, não são acompanhadas mensalmente, e por isso a surpresa quando o Condomínio precisa lançar cotas extras para suprir seu saldo negativo, quando a origem desse problema foi uma gestão insuficiente.

As empresas utilizam a Contabilidade para registrar toda movimentação financeira e com ela a operação do dia a dia, e com essas informações são gerados relatórios gerenciais para acompanhamento e decisões.

Por que os Condomínios não podem evoluir para tais práticas? Com a melhora nos resultados financeiros baseados na Contabilidade, pode se utilizar o excedente financeiro para investimento no próprio Condomínio como uma reforma da fachada, uma portaria nova, uma academia, um salão de jogos, etc.

Indo nessa linha que nos perguntamos, então por que os Condomínios não possuem uma Contabilidade mais apurada ou um Contador responsável assim como as empresas? 

Se os controles contábeis não são eficientes, quem garante que o Condomínio não está tendo perda financeira, com compras erradas, impostos, desvios, fraudes, etc?

A contabilidade desempenha um papel fundamental na gestão eficiente e transparente dos condomínios. Mesmo que os condomínios não sejam entidades empresariais tradicionais, eles lidam com recursos financeiros e têm obrigações financeiras legais que precisam ser gerenciadas.

Artur Riback Cavalcanti é Formado em Ciências Contábeis, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV, passagem por diversas Multinacionais como Auditor, Controller e Diretor Administrativo Financeiro.

Link