Aplicando a gestão de conflitos nos incidentes condominiais

Qual deverá ser a atitude de um síndico ao deparar-se com um conflito em sua gestão? Deverá ignorar ou terceirizar a solução? Realmente, enfrentar as inúmeras desavenças condominiais não é para qualquer um.

A cada dia que passa, aumenta a necessidade de que o gestor busque diferentes conhecimentos da área técnica, como ocorre com o tema “gestão de conflitos”, de forma a ser aplicada aos constantes transtornos nos condomínios.

Aquela frase conhecida “vou te processar” deverá ser desestimulada em sua administração condominial. Como é de pleno conhecimento dos gestores, o desfecho de um processo judicial é custoso e demasiado demorado, já que a sentença não encerrará os desentendimentos de origem, pelo contrário, quem “perde” a ação, terá o desejo de “vingança”, incidindo ainda maiores desafios para a administração.

Dentre os variados impasses, temos como exemplo os transtornos nas assembleias ou com os empregados. Como amenizá-los ou mesmo evitá-los para que não se configure uma má gestão?

A melhor resposta é a de implantar a “gestão de conflitos” nas suas atividades. E como proceder?

Inicialmente deve-se ter conhecimento do seu significado, tendo assim condições de informar as suas vantagens à coletividade condominial, assim como saberá que tipo de profissional especializado deverá ser eventualmente contratado.

Proporcionará que esses meios de resolução como a mediação, a conciliação, a negociação, as práticas colaborativas, o direito sistêmico e a arbitragem ocorram viabilizando a solução de forma mais célere e eficaz.

A implantação da “gestão de conflitos” no condomínio poderá ser através de assessoramento de um profissional especializado na área condominial, atuando como um prestador de serviços.

O síndico também poderá optar pelos seus serviços para a orientação de uma gestão pacificadora, assim como para prestar assistência nas assembleias, amenizando os ânimos muitas vezes exacerbados.

Implantar a cultura de pacificação em sua administração trará ao síndico inúmeras vantagens, como a maior compreensão dos conflitos existentes e ainda evitando a manifestação de outros, assim podendo executar as atividades administrativas de forma efetiva, e ainda trazendo harmonia a todos que de alguma forma convivem com o condomínio.

Wania Baeta é advogada especialista em Direito Condominial e Gestão de Conflitos, mediadora, árbitra, palestrante e professora

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