A universidade como espaço de formação do síndico

Tenho o objetivo de resgatar, aqui neste artigo, alguns elementos sobre o papel da educação condominial e os movimentos condominiais na construção de gestores urbanos, especialmente junto aos moradores de condomínios de todo o Brasil. A preocupação com a questão do gestor urbano advém da sua importância no processo de mudança e transformação condominial, da mudança da vida em sociedade. A categoria gestor urbano confere protagonismo e ativismo aos indivíduos e grupos sociais, transformam-nos de atores sociais, políticos e culturais em agentes conscientes de seu tempo, de sua história, de sua identidade, de seu papel como ser humano, líder, social. Os gestores urbanos se constituem no processo de interação no cotidiano com outros sujeitos, no dia a dia condominial.

O texto divide-se em três partes. A primeira faz um resgate histórico da educação condominial. Ninguém imaginaria que no Brasil após 1964 com a promulgação da Lei 4591, houvesse tanto o que se fazer ainda em condomínio. A população desconhecia o que era residir em conjunto. A população residia em casas voltadas para saída na calçada. A segunda parte destaca mudanças operadas nas diferentes culturas condominialistas em todo o Brasil, construídas ao redor da temática da informação e criar metodologias e ferramentas de sua operacionalização.

A terceira e mais atual, advindo do século XXI, discute o Gestor Urbano, como uma profissão específica advindo da Lei 10.406, que deu início em janeiro de 2003. Os movimentos condominiais começaram a tomar forma, atrair interessados de outros segmentos e onde cabe a moradia de famílias que passam anos construindo um sonho da casa própria, expectativa de valorização imobiliária objetivando lucros e investimentos, e muitos outros fatores que envolvem administração e segurança, faz- -se necessário a criação de uma universidade voltada ao mercado condominial.

Para terminar devemos pensar na Universidade Condominial, como espaço social de formação de professores condominialistas é, sobretudo, refletir sobre essa instituição como lugar da “verdade” e como “aposta de novidades”. Com esta intenção, o artigo que aqui apresentamos resulta de várias inquietações, que ainda hoje nos desafiam, quando se procura compreender qual é o papel da Universidade Condominial na formação de professores. Em relação a esse questionamento, a reflexão proposta funda-se na ideia de que, do ponto de vista histórico, a Universidade Condominial se faz necessária a um segmento que só cresce a passos largos em todo o Brasil, objetivando a continuidade na Educação e um futuro condominial promissor para as próximas décadas.

Sérgio Craveiro é presidente da Confederação Nacional dos Síndicos (Conasi). Graduado em Administração de Empresas, com PósGraduação e MBA em Gerenciamento de Projetos; Planejamento Empresarial, na Harrys School University (Chicago). É autor do livro ‘O Síndico Profissional – Novos rumos para a gestão de condomínios no Brasil’, apresentador da TV Conasi e CEO do Portal Sindiconline.

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