Erros de português e imagem profissional

Nada mais comum do que erros de concordância verbal e nominal! Leio diariamente em e-mails e mensagens de WhatsApp frases como “segue os boletos”, “segue os documentos”, “segue os balancetes” …  Nunca entendi a lógica de tal desvio sintático. Afinal, se enviamos vários boletos, documentos ou balancetes, então eles SEGUEM, no plural. Fosse apenas um boleto, documento ou balancete, aí sim, ele seguiria, no singular. É tão simples!

Possivelmente a pressa cada vez maior na rotina de trabalho está refletindo até na escrita dos profissionais do mercado condominial e outros, exigindo mensagens rápidas, emitidas em segundos, sem sequer uma breve releitura antes do envio. A pressa é inimiga da perfeição, sabemos, ainda mais quando se trata do texto escrito.

Pensando nisso, a dica é: RELEIA sua mensagem antes de remetê-la. Quando relemos nossa própria escrita temos a chance de ajustá-la e evitamos erros gramaticais ou gráficos que podem manchar a imagem profissional que nos esforçamos tanto para construir. Imagine só: um simples verbo, uma mera palavra, marcando negativamente minha árdua caminhada nesse mercado de trabalho tão disputado!

É certo que uma boa escrita consiste em um tremendo diferencial, demonstrando cognição afiada e grande capacidade de abstração e argumentação. A forma como nos expressamos é uma espécie de impressão digital: cada um tem a sua e é impossível se separar dela. Daí a importância de termos um imenso cuidado com a língua escrita: a palavra falada se perde no ar facilmente, mas as frases escritas se revestem de uma certa concretude, permanecendo por aí com todos os erros e desvios que permitimos quando nos recusamos a relê-las antes de enviá-las.

Pense em sua escrita como uma roupa. Se o ambiente é profissional, temos o cuidado de vestir algo formal, elegante e bonito para que tenham uma boa percepção de nós. Antes de sair, nos olhamos no espelho e checamos se o look está à altura do evento ao qual compareceremos. Corrigimos o que for necessário na roupa, retocamos a maquiagem, o cabelo, e só então saímos. O mesmo deve acontecer com suas palavras: escolha-as com atenção para que sejam apropriadas, corretas e contribuam assim com seu crescimento profissional. Antes de dispará-las, releia-as e ajuste-as. Valerá a pena!

 

Cecília Egito é professora e revisora de texto em Língua Portuguesa, com prática nas duas atividades há quase duas décadas. Doutora em Estudos da Linguagem e mestre em Letras pela PUC-Rio, graduada em Letras pela Uerj.

Link