Contabilidade e Administração juntas no mundo condominial

Com a evolução dos condomínios ocasionando o aumento da complexidade financeira e patrimonial, a contabilidade vem atender a necessidade de analisar, acompanhar e demonstrar as modificações do patrimônio em virtude da atividade econômica dos empreendimentos.

O serviço de contabilidade para condomínios esta numa crescente. A cada dia os proprietários e gestores ficam mais conscientes da importância de terem demonstrativos financeiros que evidenciem o patrimônio total e os compromissos financeiros assumidos. 

As Administradoras dão suporte e apoio ao corpo diretivo nas atividades de gestão do condomínio. Por exemplo, com emissão de boletos de arrecadação, efetivação dos pagamentos para fornecedores e colaboradores, controle do cadastro dos condôminos, gerenciamento de documentos, assessoria para realização de assembleias e apresentação dos demonstrativos de receitas e despesas do condomínio, entre outras atividades.

No entanto, não é incomum que proprietários e novos síndicos se deparem com as seguintes situações: i) dívidas com o fisco e com fornecedores não evidenciadas nos relatórios; ii) disponibilidades financeiras apresentadas na Assembleia que depois se mostram inverídicas (contas que, deliberadamente, deixaram de ser pagas ou apresentação dos números logo após a arrecadação mensal e antes do pagamento das despesas do mês); iii) aprovações de contas com base em demonstrativos que não contemplaram a movimentação e saldos das contas bancárias próprias dos empreendimentos. 

Esses casos são comuns no mundo condominial, mas podem ser evitados com a contratação de uma contabilidade, que elabora balancetes e relatórios auxiliares que registram o patrimônio total do empreendimento e suas variações, demonstrando os compromissos financeiros não pagos no prazo ou vinculados a parcelamentos com fornecedores, bem como contabilizam e conciliam todas as contas bancárias, para demonstração da disponibilidade total dos empreendimentos (caixa, bancos e saldo com a administradora). Além disso, a contabilidade acaba também por auxiliar/assumir o cumprimento das obrigações fiscais acessórias e correlatas (declarações).

A conclusão que podemos chegar é que, nos mesmos moldes do mundo empresarial, o aumento da complexidade dos condomínios atrai a necessidade de uma atuação mais especializada, o que tem levado à contratação de Empresas de Contabilidade para atuarem em parceria com as Administradoras.

Arnaldo Dias Filho é contador, advogado, perito judicial, membro da Comissão de Contabilidade Condominial do CRC-RJ e CEO da Manager – Auditoria, Consultoria & Contabilidade..

m1-rj.com.br

Link