Conheça as habilidades técnicas e comportamentais necessárias ao síndico

As constantes inovações no setor condominial, as mudanças no mercado e a busca por conhecimento levam o síndico a ter que mudar o seu papel

 

O mundo está passando por inúmeras e profundas transformações, um cenário onde inovações disruptivas e tecnologias aceleradas transformarem sobremaneira a forma dos seres humanos de trabalhar e se relacionar. Reflexo direto disso, surge também nos mercados uma demanda por profissionais que acompanhem toda essa transformação, o chamado Profissional 4.0.

Esse profissional, de acordo com o engenheiro, master coach de empreendedores, MBA Gestão de Projetos, Artuébio Barcelos, é aquele que está preocupado com o desenvolvimento contínuo, acompanha as tendências do mercado e investe no crescimento de suas habilidades comportamentais (soft skills) que o permitirão ser mais produtivo, além de aumentar a sua performance e melhorar suas relações no ambiente de trabalho.

Nesse sentido, procuramos saber como se insere a figura do síndico. Segundo o especialista, a função do síndico é fazer gestão do condomínio, administrar pessoas e se relacionar com pessoas o tempo todo. Por isso, é essencial que domine as habilidades técnicas (hard skills) pertinentes à sua atividade para que conduza seu trabalho com competência técnica, autoridade e conhecimento de causa. “Podemos exemplificar algumas habilidades técnicas que o síndico precisa no desempenho de sua atividade, como por exemplo: Legislação – Código Civil – Lei do Inquilinato, Regimento Interno, Normas Regulamentadoras – NR´s, Convenção do Condomínio, Contabilidade, Administração, Engenharia, entre outras”, afirma.

Para ele, junto à habilidade técnica, também é preciso desenvolver as habilidades comportamentais, que têm papel crucial na gestão condominial. “Essas habilidades são as que estão diretamente ligadas ao comportamento humano, as emoções, relações interpessoais, e, quando bem desenvolvidas, tornam a gestão muito mais humanizada, com alta performance e focada em resultados.”

Para termos uma ideia de quanto esse tema tem sido relevante e levado a sério pelas empresas, Artuébio menciona levantamento feito pela Page Personnel, uma consultoria especializada em recrutamento para cargos de nível técnico e suporte à gestão, que aponta que nove a cada dez profissionais são admitidos pelo seu perfil técnico e demitidos pelo seu perfil comportamental. “Por isso, você, síndico, precisa estar num contínuo processo de desenvolvimento pessoal e profissional para alcançar um nível diferenciado na qualidade do seu trabalho. Não adianta ser um profissional extremamente experiente se não tem equilíbrio emocional para se relacionar com pessoas”, orienta.

As constantes inovações no setor condominial, as mudanças no mercado e a busca por conhecimento levam o síndico a ter que mudar o seu papel nessecenário. “Nesse contexto, sai de cena o profissional cujo foco somente é voltado para tarefas repetitivas e que exigem apenas conhecimento puramente técnico. E entra em cena um profissional voltado para o aprendizado, para um contínuo processo de desenvolvimento, um profissional que acompanhe as tendências do mercado e que priorize o desenvolvimento de suas habilidades comportamentais”, explica.

Conheça os soft skills do síndico

 

As habilidades comportamentais (soft skills) que mais farão a diferença na carreira do síndico são aquelas que o levarão a alcançar resultados excelentes na sua gestão e que também permitirão aprimorar seu relacionamento com as pessoas com as quais ele lida no seu dia a dia, tornando um ambiente saudável e mais produtivo. São elas:

◊ Equilíbrio Emocional – é a maneira como o síndico lida com as suas próprias emoções, é preciso ter calma e equilíbrio frente às diversas situações enfrentadas no dia a dia, seja consigo, seja com as pessoas com que nos relacionamos.

◊ Pensamento Criativo – o síndico que tem um pensamento criativo consegue enxergar soluções para diferentes situações, é o profissional que vai buscar inovações para os processos, para o condomínio, e vai buscar novos conhecimentos, seja por leitura, treinamento, workshops, feiras do setor, e vendo o que os seus concorrentes estão fazendo e fazendo melhor que eles (benchmarking).

◊ Comunicação Eficiente – uma boa comunicação é um dos elementos-chaves na função do síndico. É essencial que este saiba transmitir com clareza suas ideias, conteúdos, orientações, comunicar aos colaboradores suas expectativas com relação ao trabalho, repassar aos condôminos informações importantes que precisam ser assimiladas. Uma boa comunicação garante que aquilo que foi falado será realizado, evitando assim erros, contratempos retrabalhos e a falta de harmonia nas relações. Uma comunicação eficiente gera cooperação e empatia entre as pessoas, vindo de encontro a um termo que tem sido muito explorado nos condomínios, que é a necessidade de estabelecermos uma comunicação não violenta.

Como melhorar a performance na gestão

 

Além das habilidades comportamentais, o síndico pode melhorar o seu relacionamento, a sua comunicação, conseguir maior produtividade e uma melhor performance na sua gestão se estiver atento a alguns pontos estratégicos, tais como:

◊ Capacidade de ouvir – tão importante quanto saber se comunicar, é saber ouvir. Essa é uma das soft skills mais requisitadas ao síndico, pois quando você coloca a ouvir o outro, suas decisões e ações são mais estruturadas, e assim também você consegue administrar melhor os conflitos, consegue ter uma capacidade de discernimento maior frente às suas decisões.

◊ Empatia – o síndico precisa ter empatia no seu dia a dia, se colocando no lugar do outro. Essa soft skill é indispensável por manter as relações em harmonia, não é fácil colocá-la em prática, mas quando assim exercitamos passamos respeitar mais os outros, tendo uma maior consideração.

◊ Responsabilidade – o senso de responsabilidade gera um maior comprometimento com o trabalho, gerando ações mais assertivas e estruturadas. A responsabilidade nos ajuda a sermos mais organizados no nosso ambiente de trabalho, priorizando tarefas e nos tornando mais comprometidos.

◊ Proatividade – é a capacidade do síndico de se envolver. Sempre estar presente para aquilo que precisa ser feito, ter iniciativa diante das situações no condomínio que precisam ser resolvidas. Essa Soft Skill aumenta sua visibilidade como líder.

◊ Capacidade de planejamento – planejar faz toda a diferença na vida de qualquer profissional. E o síndico precisa ter essa Soft Skill bem desenvolvida para não acumular tarefas, deixar de fazer algo importante, evitar retrabalhos no seu condomínio, e, consequentemente, desperdiçar tempo, dinheiro, recursos materiais e humanos. Quando planejamos, fica mais fácil sabermos exatamente o que precisa ser feito e como lidar com os imprevistos que surgem no dia a dia.

◊ Motivação – é a capacidade de termos todos os dias um motivo para agir, para entrar em ação. Todo profissional precisa ter motivação que o leve a sair de casa para seu trabalho, pois se assim não for ele não consegue desempenhar bem suas tarefas, porque não existe um propósito que o motive a isso. Pessoas motivadas querem alcançar seus objetivos e se colocam a fazer aquilo que precisa ser feito, ganham produtividade e realizam seu trabalho da melhor maneira possível

Perfil profissiográfico da função de síndico

 

Sabendo que a função do síndico é administrar o condomínio e zelar pelo bem-estar dos condôminos, Artuébio Barcelos apresenta um perfil característico de profissional para que esteja exercendo tal função. O que é esperado então desse profissional:

◊ Gestão Administrativa

◊ Gestão de Segurança e Vigilância

◊ Gestão de Contratos

◊ Gestão de Comunicação

◊ Gestão Orçamentária

◊ Gestão de Processos

◊ Gestão de Controle e Guarda de Documentos

 ◊ Gestão de Manutenção

◊ Gestão de Inovação e Tecnologia para novos Projetos

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