Comemoração consciente e segura

Festas de final de ano devem retornar. Saiba quais cuidados tomar

 
Alexandre Sobral Almeida

As comemorações de fim de ano estão se aproximando e, depois de tanto tempo com restrições impostas pela Covid-19, é natural a vontade da maioria de voltar com as confraternizações. Salões de festas e churrasqueiras estão novamente disponíveis aos moradores para receber seus convidados, mas eles devem seguir rigorosamente as novas regras de convivência, com as medidas ainda em vigor, como limitação de pessoas e uso de máscaras e álcool em gel. Os condomínios devem orientar moradores e visitantes, pois qualquer falha nos procedimentos impostos pelo regulamento interno poderá gerar multas.

“Infelizmente, ainda não saímos da pandemia e não temos estimativas de quando tudo isso diminuirá a ponto de não ser mais uma ameaça”. Entendemos perfeitamente a vontade de comemorar a vida e as festas de final de ano. Porém, surgem a cada mês novas cepas do vírus, e, recentemente, na África, uma com muitas variantes e extremamente perigosa, pela sua alta transmissibilidade. Assim, chamo a atenção para que os condomínios, por mais difícil e frustrante que seja, continuem a fiscalizar o uso de máscaras nas áreas comuns, a manutenção do distanciamento e a obrigação de uso de álcool gel. Atualmente, não existem mais impedimentos ao uso das áreas comuns, mas precisamos manter estes locais limpos, assim como pedir que seus frequentadores continuem se protegendo, para dificultar a proliferação do vírus”, afirma Alexandre Sobral Almeida, advogado e empresário.

Formado em Direito pela Universidade Tiradentes de Sergipe, com pós em Direito Processual e MBA em Gestão Condominial, ele soma mais de 20 anos de atuação como especialista em Direito Condominial e do Consumidor. “Para os condomínios, creio que o momento atual é de conscientização de seus moradores para que não relaxem e surja uma nova onda de Covid-19. Isso vai depender de cada síndico estabelecer limites máximos de festas nas áreas comuns. “Mas acredito ser quase impossível conseguir segurar a vontade dos moradores em comemorar as festas do final deste ano”, avalia.

Para Alex Sobral, o condomínio que perceber o abuso de alguns moradores ou até mesmo o desrespeito às normas sanitárias e leis vigentes poderá impor sanções administrativas e financeiras aos infratores. A aplicação de multa é uma penalidade severa e deverá ser sempre analisada caso a caso, lembrando que é normal a flexibilização de regras em festas de fim de ano, por conta não só da euforia vivida pelos participantes, como também pelo uso excessivo de bebidas. Cabe um cuidado redobrado aos funcionários dos condomínios ao terem que abordar qualquer participante, proprietário ou visitante. “Não são poucos os casos de funcionários que são até espancados. Portanto, não são salutares abordagens pessoais nestes momentos, devendo ser usados interfones, telefones e/ ou mensagens de texto para alertar sobre possíveis desobediências às regras.

Professor universitário e de cursos de síndico profissional e palestrante, um dos âncoras do programa ‘Os Especialistas em Condomínios’, e debatedor do programa ‘Jurídico em Ação’, ambos da Rádio Metrópole de Sergipe, ele conclui: “Teremos que lidar com esta situação por algum tempo. Por isso, é essencial o trabalho de educação, de plena conscientização dos moradores e dos visitantes dos condomínios. Caberá ainda ao síndico a aplicação de multas e, em último caso, levar as questões à assembleia, nos casos de desrespeitos seguidos das regras por parte de um condômino cujo comportamento seja evidentemente antissocial.”

Dicas de limpeza das áreas comuns

Espaços com alta circulação de pessoas, as áreas comuns exigem cuidado. É preciso ter frequência na limpeza de cada ambiente, de acordo com o fluxo de pessoas.

Hall de entrada – Hall de entrada, de serviços e portaria devem ser higienizados diariamente. Para isso, recomenda-se o uso de detergente neutro.

Elevadores – A higienização deve contemplar as partes internas e externas das cabines, sem exceção. É preciso limpar espelhos, botões, barras de apoio e quaisquer outras superfícies que possuem contato com as mãos.

Salão de festas – Espaço deve ser higienizado em duas ocasiões: antes da utilização, como forma de preparação do ambiente, e, após o uso, para remover a sujeira que restou da comemoração. Geralmente, utiliza-se detergente neutro ou alcalino para eliminar a gordura presente no local.

Academia – É uma das áreas comuns do condomínio que mais necessitam de cuidados. É preciso desinfetar os aparelhos de uso comum para evitar a contaminação cruzada através do suor. Para garantir a higiene e não danificar os objetos, recomenda-se o uso de detergente neutro.

Link