Gentileza gera gentileza!

Gentileza, portaria, conexão…. qual a ligação disso quando falamos sobre o porteiro? No dia 9 de junho foi comemorado o Dia do Porteiro. Assim, nada mais apropriado do que contar para vocês a história do porteiro João (foto), que me fez acreditar justamente nessa conexão.

Somos seres conectados e interativos, concordam? Estamos todos os dias e todas as horas em constante interação e, por meio da portaria e do trabalho desses profissionais tão especiais, é que percebemos que somos capazes de estar em contato com as pessoas das mais variadas localidades e manter a gentileza como base das nossas ações.

Apesar dessa constante interatividade, o que vemos é que as relações entre os condôminos e os profissionais que atuam em condomínio parecem cada vez mais superficiais, e, consequentemente, palavras como cortesia, empatia estão mais distantes de nossa realidade.

João Ricardo da Silva Nascimento é um ser de pura alegria e gentileza! Aos 42 anos, casado, pai de três lindos filhos que ele intitula como sua maior riqueza, aprendeu com seu pai João de Deus e sua mãe, Marinalva Fonseca que a vida pode não ser fácil, porém com esforço tudo vale a pena! Após a morte do seu pai, decidiu dar continuidade à profissão que ele tanto se dedicou em vida: taxista. Diversos desafios foram enfrentados por João durante a construção do seu caminho, porém após um acidente de carro em 2013, a vida te deu um banho de realidade e precisou a partir dali começar do zero. Uma fratura no fêmur, muitas dificuldades para se reabilitar, só fizeram aumentar a sua garra para reconstruir sua vida e honrar a história daquele que ele tanto amou.

Assim, João migrou do taxi para área de estacionamento como manobrista, porém na esperança de dias melhores o seu currículo sempre permanecia junto com ele, pois dentro do seu coração ele tinha certeza de que sua hora iria chegar. E foi assim que aconteceu! Em 2014 iniciou sua jornada na área condominial e com alguns meses foi promovido para a portaria. Sempre dedicado e com um carisma inigualável, mostrou a todos ao seu redor que essas atribuições na vida de um profissional em evolução fazem a diferença.

João foi selecionado para ser administrador, supervisor de portaria e assim ele segue, construindo sua história, dedicando sua evolução a grandes líderes como Luís Ricardo Esquivel e Christiane Romão, que fizeram com que ele aprendesse algo que eu exatamente acredito que a gentileza é como um “vírus” contagioso do bem: quanto mais gentis somos, mais nossa vida fica melhor e mais alegre, e mais pessoas ao nosso redor passam a agir da mesma maneira! Que nós enxerguemos o outro. E lembremos sempre que a gentileza gera gentileza!

Como disse Shakespeare: “Eu aprendi que ser gentil é mais importante do que estar certo”.

Christiane Romão é psicóloga, síndica profissional, gerente condominial, MBA em gestão de pessoas, CEO do Meu síndico.vc

Link