Editorial • Dia do Síndico: hora de comemorar e agir

MARIO BRIZON

 

No dia 30 de novembro, se comemora uma data muito especial para o mercado condominial: o Dia do Síndico!

Apesar de ainda não ser uma profissão regulamentada, sobre esse profissional (sim, um profissional de fato!) incide uma quantidade enorme de responsabilidades e atribuições, todos os dias, em qualquer horário.

O desafio da gestão de um condomínio se impõe com uma dura rotina que, dentre outras, inclui atender aos condôminos e moradores, administrar funcionários e prestadores, cumprir com as obrigações legais, cuidar de manutenções, fazer cobranças e pagamentos diversos, gerenciar conflitos e interesses controversos, dentre tantas outras coisas.

Pequeno, grande ou gigante, um condomínio tem vida própria, algo que se intensificou com a pandemia da Covid-19, pois as pessoas se viram confinadas ao seu ambiente residencial da noite para o dia, tendo que inserir também uma nova modalidade, a do trabalho remoto.

Verdade que notamos nas matérias publicadas pela Revista dos Condomínios desta edição, bem como na nossa edição inaugural, que a opinião dos muitos especialistas no setor converge para alguns pontos importantes em relação aos síndicos.

O primeiro é a qualificação constante. Estudar, fazer cursos, se aprimorar, adquirir conhecimentos, fazer relacionamento com seus pares para troca de experiências e, especialmente, adquirir novas competências e habilidades frente às novas tecnologias e inovações do mercado. Estar qualificado, portanto, é fator fundamental.

Outro ponto relevante é contar com prestadores contratados que ajudem a administração em situações que não podem fugir ao controle do síndico. Assim, advogados especializados, contadores, engenheiros, dentre tantos outros, podem e devem ser vistos como parceiros estratégicos, fundamentais para trazer segurança aos gestores e confiança aos condôminos e moradores.

Os síndicos precisam ser reconhecidos pelos seus esforços, talentos e responsabilidades, mas também devem se utilizar dos muitos meios disponíveis para buscarem a própria qualificação, bem como a melhor prestação de serviço aos condomínios.

Link