Segunda edição do Café & Conhecimento reúne lideranças

Evento reuniu grandes nomes da esfera condominial em dois painéis recheados de informação

 
Palestrantes e público no evento

No dia 9 de março, na sede da Ademi (Associação das Empresas do Mercado Imobiliário) Niterói, aconteceu a segunda edição do Café & Conhecimento, uma realização do Curso Aprimora e da REVISTA DOS CONDOMÍNIOS. O evento contou com diversos nomes de peso da esfera condominial, tanto na plateia, quanto participando como expositores nos dois painéis. 

Durante a primeira exposição, que teve como o tema “Prestação de Contas”, o painel foi composto por quatro membros da Comissão de Contabilidade Condominial do CRC-RJ: Arnaldo Dias, Rafael Velloso, Gilcimar Conceição e Sergio Paulo. Além deles, quem também participou foi o diretor da Garden Administração, Carlos Dantas. 

Prestar contas, ou seja, ser transparente, é um dos temas que mais precisa de atenção no mundo condominial, e em sua fala, Rafael mostrou o motivo deste destaque. Segundo ele, caso o síndico, por exemplo, não seja transparente na sua gestão, corre o risco de não ter as contas aprovadas, o que pode acabar resultando numa auditoria para que o problema seja investigado de maneira mais detalhada. 

Após o coffee break, os participantes do segundo painel subiram ao palco para não apenas exporem suas opiniões, como também responder algumas questões vindas do público a respeito dos “Problemas Jurídicos em condomínios”. Dentro desse tema amplo, os palestrantes falaram a respeito do bloqueio de contas bancárias, redução da conta de água e da inadimplência.

O painel contou com os advogados Carlos Gabriel Feijó, vice-presidente da Comissão de Direito Imobiliário da OAB-RJ, Carlos Matheus Monteiro, vice-presidente da Comissão de Direito Condominial da OAB-Niterói e Paula Ronfini, presidente da Comissão de Direito Condominial da OAB-Niterói. 

Carlos Gabriel, por sua vez, destacou como a questão da inadimplência mudou nos anos mais recentes pelas próprias mudanças que os condomínios foram submetidos nesse espaço de tempo. “É interessante a gente entender um pouco da evolução do que a gente tinha num primeiro momento como condomínios que agregam serviços mais simplificados, para aqueles que contam com serviços mais complexos, salas de cinemas, sauna, piscinas… Por conta disso, a captação de recursos é o elemento primordial para manter tudo isso funcionando, para manter tudo isso atendendo adequadamente aos condôminos”. 

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