Especialização em condomínios

Como professora e atuante no mercado condominial há mais de 20 anos, me deparo com os alunos nos cursos de aperfeiçoamento procurando o mercado condominial como uma oportunidade para uma nova carreira profissional. A gestão de condomínios, atualmente, permite que pessoas de diferentes formações de nível superior ou com nível de ensino médio exerçam a atividade de síndico.

Essa suposta facilidade atrai muita gente, mas, na prática, será que é possível qualquer pessoa se aventurar nessa atividade profissional sem conhecimento específico? Entendo que não.

A gestão de um condomínio é muito complexa, e precisamos de conhecimento multidisciplinar. Claro que não somos autossuficientes e que precisamos nos cercar de profissionais habilitados para uma gestão de eficiência, mas temos de compreender bem a fundo as obrigações e responsabilidades atreladas à gestão de um condomínio. Isso envolve entender como funciona, quais as leis que o síndico precisa cumprir para evitar riscos. Uma manutenção não executada pode acarretar tanto acidentes graves, que terão consequências financeiras elevadas, como também multas altas devido à não entrega de determinados documentos no prazo ou a ausência de recolhimentos tributários, por exemplo.

Para uma boa gestão, se manter atualizado é fundamental. Diariamente, me deparo com problemas ocasionados por pequenos descuidos na gestão. Para saber se você tem aptidão para exercer a função, relato aqui algumas das principais atribuições do síndico e possíveis cursos que eles podem fazer para que se especializem e exerçam a atividade de forma segura e eficiente.
Para garantir o cumprimento do orçamento previsto para o ano, é fundamental que se especializem em gestão financeira.
Para cumprir as normas internas do condomínio e convocar as assembleias gerais ordinárias e extraordinárias, é importante o estudo do Código Civil do capítulo que trata dos temas de condomínio, obrigações e responsabilidades do síndico, então sugiro um curso de noções jurídicas na área imobiliária.
Para o acompanhamento e plano de manutenção e conservação, é preciso estudar sobre normas e ações que devem ser implantadas para a gestão da manutenção preventiva e corretiva de um empreendimento.
A vida em condomínio requer qualidades como a de gerir conflitos, portanto, um curso de gestão de conflitos vai ajudar bastante a conduzir pequenos entraves do dia a dia; a de escrita, já que para um bom síndico, a redação é fundamental a fim de que a mensagem chegue aos moradores de forma assertiva e clara; e, por fim, e do atendimento ao público, já que é fundamental gostar e se relacionar bem com as pessoas.

Anna Carolina Chazan é advogada, especialista em Direito Imobiliário, professora do Secovi Rio e de cursos de especialização na área condominial, atua na gestão imobiliária há mais de 20 anos.

Link