EDITORIAL: Violência que precisa ter fim e punição

POR MARIO BRIZON

 

Amigos leitores, infelizmente o tema principal desta edição é recorrente, mas é necessário chamarmos a atenção para o número repetido de casos de violência contra síndicos, funcionários e até prestadores nos condomínios. Os relatos não param, e as câmeras de segurança registram de tudo, revelando uma realidade chocante: a falta de respeito pelo outro. No entanto, precisamos apontar aqui caminhos que busquem saídas concretas e efetivas no enfrentamento desse problema. É claro que a conscientização, a educação, a empatia e o respeito mútuo deveriam ser as regras pessoais adotadas por cada um que vive numa comunidade condominial, mas isso não basta. Monitorar, fiscalizar, denunciar, multar, punir e acionar as autoridades competentes são medidas indispensáveis para tentar coibir essa escalada de violência, e todo tipo de assédio, seja moral, sexual, social, misoginia, racismo e violência física. É hora de dizer chega!

Outra pauta de destaque desta edição é o movimento inevitável da criação de novos residenciais (a maioria de luxo) em antigos (e icônicos) hotéis. Essa tendência está em franca expansão no Rio de Janeiro, e o símbolo maior é o Hotel Glória, que está sendo transformado num condomínio residencial de alto padrão, impactando inclusive todo o entorno do bairro. Já são diversos empreendimentos com retrofit pronto ou em andamento e outros que vão começar seus projetos. Isso agita o mercado imobiliário e condominial e promove a revitalização de regiões que estavam em decadência. Um caminho sem volta, ainda bem!

Por falar em volta, não tem jeito, precisamos trazer novos desdobramentos sobre o assunto da inadimplência condominial. A pauta desta edição debate a possibilidade de sanções aos condôminos que estão em atraso com suas cotas. Será que tal medida é viável e, mais que isso, seria legal? Especialistas ouvidos pela nossa reportagem falam sobre medidas restritivas, penalidades, e dão orientações sobre como síndicos devem lidar com esse que é um dos maiores problemas da vida condominial.

Outros assuntos que trazemos nesta edição abordam questões sobre segurança de dados dos moradores à luz da LGPD, e na mesma linha pedimos dicas sobre a importância da instalação de câmeras e circuitos internos de TV como medidas protetivas e analisamos a responsabilização em casos de roubos e furtos dentro dos condomínios. Falamos também sobre o novo esboço de projeto de lei de condomínios; a máfia dos síndicos, que foi desbaratada no Sul do país; a individualização dos hidrômetros; as novas regras nas piscinas; e as dicas e regras para uma melhor organização das mudanças residenciais, além da cobertura de eventos e da agenda.

Muito conteúdo e informação de qualidade. Confira, aproveite e compartilhe!

Mario Brizon é jornalista-responsável pela Revista dos Condomínios. Professor, jornalista, publicitário, consultor de negócios e diretor da MMA Comunicação e Marketing 

Contatos

mariobrizon@mmamarketing.com.br

www.mmamarketing.com.br

Link