Headhunter: um caçador de talentos!

Você já ouviu falar em headhunter? Hoje vou contar a história inspiradora de Solimar Miranda (foto), uma profissional que faz a diferença no meio condominial. O termo headhunter significa “caçador de cabeças”. Pode parecer um pouco estranho, mas, esse profissional é, na verdade, um caçador de talentos. Seu papel é encontrar a pessoa certa com o perfil ideal para o cargo adequado, recrutando pessoas altamente qualificadas e fazendo o papel de intermediário entre a empresa e o candidato.

 

Baiana, com um currículo primoroso, filha de Solange Peixoto e Almir Campos, mãe, irmã, esposa e sempre acolhendo todos ao seu redor, vem desde 1998 transformando recursos humanos em novas oportunidades. Iniciou a sua trajetória como auxiliar administrativa, e com muito estudo e dedicação desenvolveu a carreira por oito anos, até sair da empresa como gerente. Após essa fase, assumiu um cargo de técnica de gestão de pessoas na área pública, e logo depois surgiu um grande desafio, que foi ser gerente regional Norte e Nordeste em uma grande empresa de mão de obra terceirizada.

Mas nem sempre tudo foram flores. Em 2013, acometida pelo câncer e devido à baixa imunidade, seus planos mudaram de rumo. Inquieta e sempre buscando transformações, Solimar resolveu empreender na área de consultoria, e nossos caminhos se cruzaram. E posso dizer que, para a felicidade do meio condominial. Prestando consultoria de RH estratégico, ela passou a customizar ferramentas para atender as necessidades do meio condominial, desde forma de avaliação de desempenho 360º, treinamentos lúdicos, seleção por competência, entre outros.

Quando Solimar fundou o grupo 5rh, teve uma visão muito maior do que só um negócio, e sim uma oportunidade para contribuir com o segmento. Desde que conheci um pouco mais sobre sua atuação e sua paixão em gerir pessoas, entendi por que as pessoas estratégicas são mais necessárias durante turbulências. Selecionar e treinar requer técnica, e os síndicos pouco a pouco vão entendendo isso. A cada fala, ela explana toda a energia e irreverência que só ela tem. É um verdadeiro sol! Sempre buscando alinhar processos tradicionais do condomínio com a tecnologia, seu processo de seleção conta, além do modo tradicional, também com o digital.

Cada novo projeto é um desafio a ser superado e o problema, solucionado. Mas como ser um headhunter brilhante como ela? Primeiro você deve gostar de lidar com pessoas. Uma formação básica na área de humanas pode ser um bom começo para quem pretende seguir essa carreira. Um headhunter deve ter sensibilidade para entender as necessidades do seu cliente e conhecer algumas questões empresariais, como cargos, salários e planos de carreira. Além disso, deve conhecer muito bem a empresa que está contratando seus serviços para poder indicar aos seus clientes os melhores profissionais que possam ocupar o cargo.

Conhecer pessoas, manter contatos, ter discernimento, estar sempre atualizado sobre tudo o que acontece em outros países e culturas também é importante para qualquer pessoa que deseja ser um especialista em recrutamento e seleção de executivos. Então, diante disso, posso dizer, sem dúvida, que ela nos ensina todos os dias a olhar a gestão com outros olhos.

E quando você se perguntar como obter resultado, eu vou te responder com as palavras dela: “Gestão é com pessoas e não de pessoas.”

Christiane Romão é psicóloga, síndica profissional, gerente condominial, MBA em gestão de pessoas, CEO do Meu síndico.vc

Link