Ouvir é tão importante quanto falar

São tantas as informações que precisamos transmitir no cotidiano do condomínio que muitas vezes nos esquecemos desse ato fundamental para a boa comunicação: a escuta. Um bom síndico sabe que deve manter os ouvidos abertos para identificar situações que exigem sua atenção. Sabe também filtrar o que é de fato importante e precisa ser examinado e o que não passa de ruídos sem fundamentos.

A comunicação somente acontece quando há emissão e recepção de ideias, quando há troca de conhecimento. Daí a importância de abrir canais para que todos os atores do condomínio tenham a chance de contribuir, alimentando um intercâmbio de conhecimentos diversos. Se isso acontece de forma respeitosa e organizada, o resultado é extremamente positivo para todos.

Portanto, estejamos abertos a receber, a ouvir, a ler e a compreender pontos de vista diferentes. O chamado feedback, tão solicitado no ambiente corporativo, deve ser considerado também no universo condominial. Estar aberto a receber um feedback acerca do seu trabalho permitirá aprimorá-lo no futuro, evitando falhas que você talvez não reconhecesse caso não fossem apontadas por um condômino ou um funcionário. É uma oportunidade preciosa de melhorar e fortalecer sua atuação profissional.

Especialistas afirmam que a habilidade de comunicação de uma pessoa está diretamente relacionada à sua capacidade de ouvir. Do mesmo modo que é preciso ler muito para conseguir escrever bem, é necessário escutar muito para poder falar bem. O síndico ou o administrador que desenvolve a capacidade de ouvir e filtrar informações importantes provenientes dos condôminos e funcionários tem em mãos dados valiosos que certamente contribuirão para uma boa gestão condominial.

Cecília Egito é professora e revisora de texto em Língua Portuguesa, com prática nas duas atividades há quase duas décadas. Doutora em Estudos da Linguagem e mestre em Letras pela PUC-Rio, graduada em Letras pela Uerj.

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