Contornando os problemas mais comuns em Condomínios

A escolha por morar em condomínio dá-se em razão das inúmeras vantagens que pode trazer, mas também se convive com adversidades rotineiras. 

Evitar ou contornar problemas condominiais é uma árdua tarefa para toda e qualquer gestão, mas já é um grande passo buscar divulgar amplamente as regras da edificação, viabilizando conhecimento à coletividade, desta forma, facilitando a implantação da boa convivência coletiva dentro do condomínio. 

Alguns tipos de problemas são recorrentes motivando brigas e conflitos. Uma sugestão para melhorar essa situação é manter o ‘Regimento Interno’ atualizado às necessidades dos condôminos, pois isso favorecerá uma saudável convivência.

E então, quais seriam os problemas mais comuns e como o síndico deve atuar?

Um dos maiores problemas está relacionado aos animais domésticos.

Cachorros e gatos são os mais comuns. Lembrando que eles são considerados membros da família, assim, o síndico deve se inteirar da saúde dos animais, como conhecer como cada um se porta, evitando constrangimentos. Utilizar-se de circular com orientações da boa convivência surtirá efeito positivo para todos. 

O barulho requer do gestor uma atenção especial, indo desde crianças brincando, pessoas conversando até mesmo músicas altas.  Uma opção é ter um decibelímetro para avaliar a altura do ruído, podendo ser comprovado ao gerador do transtorno o motivo pelo qual está sendo solicitado que amenize o mesmo. Outra opção é ter uma conversa franca e sincera buscando sensibilizar a quem vem causando tamanhos desconfortos no condomínio. 

Toda administração condominial sofre também com a inadimplência, resultando em inúmeros transtornos que impactam na convivência pela necessidade de reajustar o valor da quota condominial para compensar eventuais perdas financeiras.

Outra questão muito comum que nos deparamos ao morarmos em condomínios está relacionado às infiltrações nas paredes e tetos.

Será de grande valia ter um profissional competente em vazamentos e que se disponibilize de forma rápida, demonstrando de quem caberá a responsabilidade do reparo, seja o morador, seja o condomínio. A confiança dos condôminos nesse profissional é fundamental, agilizando assim os consertos.

Essas são algumas regras e orientações que podem facilitar a boa convivência coletiva, favorecendo à todos. Problemas serão solucionados de forma rápida, evitando desgastes desnecessários e por vezes, nem serão percebidos pela coletividade.

Wania Baeta é advogada especialista em Direito Condominial e Gestão de Conflitos, mediadora, árbitra, palestrante e professora

@wania.baeta

Link