Conversão do universo condominial em universidade

O

s condomínios, por si só, refletem e possuem um comportamento social identificado por um universo próprio, unindo conceitos de administração, manutenção, contabilidade, economia, direito, segurança, entre outros tantos conhecimentos teóricos e práticos que formam e transformam as competências de um síndico em um grande maestro que não se aprofunda ou se torna um exímio músico de um instrumento, mas um leitor de partitura que reconhece exatamente em que tempo, ritmo, volume e harmonia devem os componentes de uma orquestra se apresentar. 

Mas não só, necessita administrar bens de terceiros e próprios também, muitas vezes, não só com técnica e respeito legal, mas também com razão suficiente de respeitar as deliberações de assembleias, planejadas e convocadas para receberem informações importante e orientar o próprio síndico do próximo passo. 

No passado para uma qualificação de síndico, buscava-se na prática avaliando os erros e acertos de uma gestão para uma profissionalização, mas hoje, a evolução social e tecnológica, especificidade das empresas que prestam serviços e exigências legais de responsabilidade e do mercado, faz com que o universo condominial receba uma universidade de formação do profissional que exercer a atividade econômica de sindicatura.

O síndico externo não é uma escolha nova dos condomínios, assim como a capacitação, porém a diversidade de temas, cursos, sejam livres, de graduação, tecnológicos ou em pós-graduação a gestão condominial se torna verticalizada, profunda e fundamentada.

 

Muito se discute ainda se haveria necessidade de uma regulamentação tornando a sindicatura uma profissão, sinto, no entanto, que qualquer forma de engessar a flexibilidade de adaptação da atividade, pode ultrapassar a linha tênue de que cada condominio pode decidir sobre a sua forma de gestão, nos termos do artigo 1334 do Código Civil. 

Também não há o que se falar em mudança legislativa, pois sequer o conhecer e colocar em prática a atual legislação foi alcançada pelos profissionais que atuam com os condomínios. 

Interpretações sempre serão ricas em troca de conhecimento, convergindo a universalidade condominial em universidade para o setor condominial, permanecendo a chave da boa gestão como um segredo a ser desvendado a cada curso, palestra ou debate, valendo, no entanto, de forma igualitária a máxima aqui adaptada: “quanto mais conhecimento adquirir, certamente uma boa gestão se exercerá”.

 

Cristiano De Souza Oliveira – Advogado há 27 anos e Sócio da Advocacia Cristiano De Souza, Mediador Judicial e Privado cadastrado perante o CNJ. Integra o quadro de Câmaras de Mediação e Arbitragem no campo de Direito Condominial. É 1º Vice-Presidente da Associação dos Advogados do Grande ABC, Membro do Grupo de Excelência em Administração de Condomínios – GEAC do CRA/SP, palestrante e professor de Dir. Condominial, Mediação e Arbitragem, autor do livro “Sou Síndico, E agora? Reflexões sobre o Código Civil e a Vida Condominial em 11 lições” 

11 99202-3530

Link