Empatia no gerenciamento de conflitos condominiais

A Comunicação Não Violenta ou CNV é um dos métodos de resolução pacífica de conflitos, desenvolvido pelo psicólogo americano Marshall Rosenberg, voltado a ensinar essa metodologia na mediação de conflitos, como nas técnicas de comunicação nos relacionamentos interpessoais.

Baseia-se num conjunto de habilidades de linguagem, visando a gerar união com as pessoas, mesmo em situações de estresse e conflito.

Os conflitos surgem quando os sentimentos e necessidades são incompreendidos, gerando a sensação de ameaça, por consequência, originando ainda mais controvérsias.

Na rotina condominial deparamo-nos com reuniões desgastantes, desavenças e discórdias, exigindo demasiada atenção do gestor e sua equipe. A utilização desse método em sua gestão proporcionará a criação de diálogos construtivos, tanto na prevenção como no tratamento dos conflitos.

A CNV reformula o diálogo baseando-se em expressões genuínas, oportunizando a escutar atentamente as histórias de cada um, visando a propiciar o entendimento. Oportunizar um diálogo sincero, colocando-se no lugar do outro, facilitando a boa convivência, contribuindo com o consenso.

 

Necessário também ter o cuidado com o impacto das palavras, tendo em vista que poderá estimular dor no outro. O síndico, ao empregar do método da CNV, possibilitará maior vínculo com as pessoas, fortificando os relacionamentos.

O gestor frente a um conflito deverá evitar julgar, criticar ou ofender, mas sim usar de perguntas objetivando gerar a troca de informações. Desta forma, permitirá maior compreensão quanto ao assunto questionado.

Deve também respeitar a opinião alheia mesmo que divergente, optando por um caminho conciliador. Assim, conseguirá otimizar no dia a dia condominial uma aproximação com todos, melhorando os relacionamentos e preservando as relações.

A prática desse meio facilitará conhecer o real sentimento envolvido quanto aos problemas suscitados, gerando reflexão e por consequência a composição conjunta de solução.

O sindico, ao ponderar quanto aos questionamentos, atenta ainda em não criar um juízo de valor, buscando apenas compreender o outro, por consequência, fortalecer o espirito de coletividade.

Ao utilizar-se da metodologia da comunicação não violenta, efetivará uma comunicação espontânea e de conexão, viabilizando despertar o sentimento de cooperação junto à massa condominial, resultando numa comunicação eficaz.

A CNV é uma técnica que propicia a reconciliação possibilitando encerrar adequada e definitivamente os conflitos nos condomínios.

Wania Baeta é advogada especialista em Direito Condominial e Gestão de Conflitos, mediadora, árbitra, palestrante e professora.

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